Tertúlia do Ferodo Queimado

visitantes

contactos

Site ¦ email ¦ Facebook ¦ Links ¦ WM
Tertúlia do Ferodo Queimado ® Veículos clássicos ¦ desportivos ¦ ralis ¦ velocidade ¦  moto4 ¦ TT

Fotos ( e rescaldo???? ) do Rainha Santa

Caros Tertulianos,

Após as belas contendas por essas estradas fora, parece-nos que os Tertulianos se esquecem do nosso BLOG, modesto sem dúvida, mas muito limpinho.
É pena porque temos a consciência ( nunca será demais recordar ) do carinho e homenagem aos feitos obtidos pelos seus Tertulianos dando o devido relevo e efectivo reconhecimento, tanto da publicitação no BLOG, como na divulgação geral via e-mail bem como ainda e com mais ênfase nas Tertúlias mensais.
Esperámos até hoje, 3ª feira, pelas vossas noticias e apenas surgiram duas ( pressionadas ) intervenções.
Daí nos restar a mostra de algumas fotos obtidas pelos dois Camelos Rui e Paulo.
Aliás, não há dúvida, cada vez mais se justifica a adjectivação de "Camelos" a estes 4 que teimam em manter acesa a chama desta magnifica Tertúlia.
Assim sendo, vejam lá se dão um jeitinho e pelo menos contam mais algumas mentiras mesmo que sejam muito pequeninas!!!
Podem crer que a gente acredita.
Saudações Tertulianas.
P.S. Foram acrescentadas ao slideshow mais algumas fotografias enviadas pelo Eduardo Carpinteiro Albino e Luis Pereira. A eles o nosso obrigado!


Postado por Tertúlia do Ferodo Queimado às 6/24/2008 04:25:00 da tarde
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

11 comentários:

Luis Silva disse...

Ruizinho:
parece que aquela coisa agora branca, com publicidade a pastilhas elasticas,avariou,devido a uns burros que fujiram do motor.Constou-me que tens o registo da fuga.Será?

24/06/08, 22:49
tomás baptista disse...

Ò Luis Silva és tão mau!!!!!
Abraço
Tomás

24/06/08, 23:08
Luis Silva disse...

Sr. motorista:
É deveras gratificante veficar que o nosso amigo está sempre, mas sempre em cima do acontecimento,embora sem aparecer nas zonas de combate,directo.Como deve calcular,há personagens por quem nutrimos uma consideração e amizade acima do normal,devido á maneira salutar e saudavel,como nos é retibuida a amizade de parte a parte;personagens estas,motoristas ou aprendizes de tão digna profissão,ou até ajudantes de tal.Como saberá perguntar nunca foi pecado ,ou será ofensa p'ra ninguem.Talvez nas mentes dos mais maliciosos isso possa acontecer. Com um valente abração(NÃO à Salvação Barreto) INTÉ.

25/06/08, 19:14
josef disse...

Bom dia,
Como o tempo tem sido escasso só agora deu para juntar umas palavrinhas…
ESPECTACULAR, À PORTUGUESA, UM RALI RAINHA SANTA À RAINHA SANTA, UAU… eram as palavras que mais se ouviam entre os concorrentes, e de facto assim foi, tendo sido bastas vezes classificado como tendo e mantendo o espírito da volta a Portugal (organizada pelo 100 à Hora) bem vivo, quer pela escolha das estradas com maior ou menor grau de dificuldade, quer pela atenção que requeria para não haver enganos de percurso.
A manhã (1ª secção) correu sempre bem (diria mesmo espectacularmente bem e sempre certinhos dentro do carro), com o único senão (com influencia no resultado) um erro de “hora de prova” que nos levou a ter uns quantos pontitos a mais (no fim do rali sem estes pontitos era 3º à Geral) mas nada que permita baixarmos o moral e de partirmos para a secção da tarde em condições de “ralhar” com os outros amigos/adversários de ocasião.
Também para os que gostam de ver as classificações ao pormenor, na 2ª secção num controle apanhamos 13” e em toda a secção 23”; pois o mistério dá pelo nome de CASAMENTO!!!... é que entre as duas regularidades ao Meco, finda a primeira tínhamos de virar à esquerda começando aí a segunda regularidade, só que estive parado à espera (atrás de um Clio que também queria virar) que um casalinho acabado de dar o nó e a sua espampanante comitiva passasse, e com isso, toma lá 13”; e com este “cabaz” de pontos acabei por não ganhar esta secção à Geral (e largo).
A nossa prova na 3ª secção foi um fartar de gozo e divertimento, tanto que o Alfa foi espremido até mais não, e claramente os cerca de 100cv do 1.300cc não davam para mais (pelo menos com este kit de unhas) do que os 8 segundos de atraso com que chegámos ao fim da subida da Gramasa e os pontitos que apanhamos em alguns dos CHSP nocturnos.
De qualquer forma, para a história fica a vitória na classe H10 e melhor de todos os carros até 1300cc e único no TOP TEN; para nós ficou a certeza de podermos fazer melhor e carradas de gozo que esse já ninguém nos tira.
Agradeço também a prestação e coragem da minha navegadora que nunca se queixou (mesmo quando descíamos o Souto da Ruiva a tentar acertar o carro nos primeiros ganchos).
Ao Jorge Conde (e ao CAC) resta-nos agradecer a montagem do rali e o consequente divertimento proporcionado… e a minha inscrição para 2009 segue dentro de momentos.
Abraço,
JF

26/06/08, 15:30
Paulo Marques disse...

Em primeiro, e face à lista de inscritos, este 11º lugar seria impossivel e imerecido à partida. Houve uma serie de azares que bateram a outras equipas que naturalmente ficariam à nossa frente:
- Queiroz/Marta e Zé Grosso/Sismeiro, 2 candidatos à vitória e a anos luz de nós que se ficaram pela superespecial da Lousã;
- Paulo Grosso/ Susana que teriam ficado à nossa frente (na geral, na categoria e na classe) se não fosse terem furado em plena regularidade;
- Victor Borges da Costa /J. Botequilha que fizeram um rally estupendo e que teriam ficado à nossa frente (Na geral, categoria e classe) se não tivessem falhado os 2 controles a menos de 500 metros do fim do rally.
- João Rodrigues / Fifé, que apanharam 1200 pontos na Lousã. Se não fosse isso teriam ficado bem à nossa frente.
- E na nossa classe também, a excelente equipa Eduardo C. Albino / Jorge Alves, que no exotico Saab fizeram aquilo que puderam para contrariar as tais PEC's verticais. Eles eram o nr 5 na estrada, imediatamente antes de nós, e por isso encontrámo-nos bastantes vezes nas ligações e uma ou outra vez nas tais PEC's de subida vertical, onde o saab dava o que podia e mais qualquer coisa ainda. Referencia para o postura destes gentlemen, que ao serem apanhados por nós numa das tais PEC's verticais, e estando nós em "luta" directa com eles na geral, na categoria e na classe, numa estrada com metro e meio de largura conseguiram arranjar espaço suficiente para nos facilitar a ultrapassagem sem hesitação. Tiro-lhes o meu chapéu, agradeço e aplaudo este que deve ser o real esprito da coisa. Não fosse a inclinação de alguns troços e teriam ficado à nossa frente. Ah, e quando digo inclinação refiro-me a subidas, porque nas descidas é um regalo ver aquele saab a despachar-se!
- E mais algumas equipas que normalmente ficariam à nossa frente mas que por uma razão ou por outra (Por exemplo um tal Luis canalizador, esse teve as duas, uma e outra!!!) tiveram problemas e o azar de uns acabou por ser a nossa sorte.

Em segundo lugar, tal como não seria normal acabarmos na posição em que acabámos, tambem nao é normal 10º lugar para o J. Familiar. Ficámos admirados quando de manhã vimos o Zé e a Ana a arrancar para uma pec numa hora que nos pareceu esquisita(estavam 2 carros à nossa frente, eram o nr 4). Como eles é que são os craques, ficámos logo à rasca a pensar que nos tinhamos enganado nas contas. Afinal, e por uma vez, estavamos certos, e só por causa disso é que o Zé não ficou em 3º.

E por isso, Zézinho, ficares à minha frente é normal, o anormal aqui é eu ter ficado mesmo a morder-te os calcanhares.

Quanto ao nosso rally:
Foi a estreia da burra nova. O carro está com um aspecto engraçado, e lembro que está quase exactamente como estava há décadas atrás quando já participava em provas pelas mãos do dono que o comprou novo. Despertaram muita curiosidade e interesse o rollbar (????) de época, o desembaciador traseiro, as lanternas que são da marca nao sei quê e já só se encontram em automobilias, as baquets, o deposito, e principalmente a tal peça de museu que é o tal Halda tão gabado por quem se aficionou a estas coisas da navegação das RH. De referir que o aferimos juntamente com o terratrip antes do rally, e que ficou a contar as distancias certinho, servindo de backup para as falhas que apareciam de vez em quando no terratrip.
O motor, Zézinho, apesar de ser um 2000, está quase de origem e deve ter pouco menos de 100 cavalos. Fica a léguas do tii, quer em força, quer em binário, mas acaba por dar mais gozo porque exige mais rotação e a malta sente-se como se fosse num carro de rally à séria.

A suspensão é um assunto a rever, os amortecedores da frente precisam de ser recarregados para ficarem mais firmes, mas a relação "conducia/conforto" está incrivelmente impressionante. Passamos nas lombas e nem se sentem!

Consumo: Censurado!

MANHÃ:
De manhã as coisas correram bem, estreámos o zingarelho, levámos alguns pontos na regularidade aos mecos pq borrifámo-nos para eles e guiámo-nos por esse aparelho em tão boa hora inventado. Para uns rookies como nós a diferença de pontos foi peanuts.

A asneira da manhã (e quase a unica em todo o rally) foi não termos cortado à direita logo a seguir a um chsp, por uma armadilha bem gizada que nos enganou a nós e mais uns quantos. Resultado: 98 dos 170 pontos que amealhámos durante a manhã e nos atiraram para o 23º da geral.
De manhã havia 2 sequencias repetidas, que incluiam a PEC onde fizémos a asneira (na 2ª passagem fizémos nessa sequencia com 8 chsp um total de 6 pontos, onde na primeira passagem tinhamos levado 132).

Durante a 2ª passagem na "super-especial" da Lousã (na primeira tinham ficado os amigos Grosso - não conseguiu parar no espaço visivel à sua frente, como ele diz e vai roda traseira KO, Queiroz - Diferencial no chão e Alvaro Tavares - encontro imediato com o lancil), e numa passagem de 2ª para 1ª senti que qualquer coisa cedeu e começou aí o nosso martirio: Tal como eu suspeitei, um cardan (donut) de transmissão cedeu e começou a desfazer-se. Ao almoço confirmou-se o diagnostico, e depois de fazer alguns contactos que nao tornaram possivel resolver o problema ali (mesmo com o esforço de amigos, o Luis "112" Silva até me trouxe um bocado da transmissão do carro do Queiroz que já nao precisava dela (obrigado aos 2) mas que nao ajudava em nada), decidimos prosseguir, com muita cautela e a poupar ao maximo, e andar até chegar ao jantar ou então... até ficarmos a pé lá no meio de uma daquelas serras, se calhar até num daqueles sitios em que não há rede de telemovel...

TARDE
Fizémos a tarde nestas condições, sempre a poupar, com a situação a piorar sempre mais, desengatar a burra nas descidas e nas ligações, facilitar as ultrapassagens ao Jorge Dinis nas ligações (como se ele precisasse!!!). Acho que ainda chegámos a ultrapassar carros nas ligações a descer e em ponto morto (Onde é que eu já ouvi uma historia destas , dottore?)
17 pontos em 11 controles de regularidade, 79 em 4 chsp (não bastava ter que poupar o carrinho e a estrada ser diabólica, ainda havia, entre os chsp, controles com paragem, que nos arruinaram a média). A tarde foi feita com um total de 105 pontos, 81 deles até aqui. Depois era repetida esta sequencia (as neutralizações na aldeia foi mais uma inovação fantastica da organização e que até dava para beber uma agua (ou mini, que as havia bem resquinhas!!!), e na repetição e já sabendo dos tais chp, fizemos então 14 pontos. Bem bom, para nós é peanuts. I can live with that.

Entretanto a situação da transmissão estava a tornar-se penosa, e aproveitámos a ligação para Gois para fazer mais uns telefonemas e tentar arranjar un donut e montar uma assistencia rápida. Graças À disponibilidade do amigo Nuno Alvarinhas, de Gois que arranjou num crro velho um donut que pelo telefone achámos compativel, e pela disponibilidade do Carlos Oliveira, que se prontificou a ajudar, depois do controle de chegada foi mudado o donut, numa operação contra relógio e
com poucas condições, num trabalho brilhante do Nuno. Acabámos a reparação mesmo a tempo de ir engolir qualquer coisa do jantar e arrancar para mais um folego.

NOITE - MITICA!
Fabuloso! Apanhámos o por do sol na serra, num quadro magnifico. PEC's quase verticais, a subir e a descer, com mil e um ganchos, onde se comia com naturalidade por atraso (excepto num chsp, onde por distracção aparecemos adiantados e comemos 28 segundos). Entretanto, o donut que tinhamos colocado em Gois, e que era velhinho e com mau aspecto, começou a dar sinal ameaçava zangar-se mais a todo o momento. Havia ganchos a subir em que o ideal seria encavar 1ª, mas isso estava fora de hipotese para nao agravar a situação. Mesmo assim, numa das vezes a seguir a um desses ganchos, a ganancia era tanta que me distraí e dei um toque de embraiagem a ver se a burra subia mais depressa, sendo de imediato repreendido pelo meu mui atento navegas!
A paginas tantas, outra preocupação: desde Gois que estava a perder pressao no pedal do travão. ooooops! Já ia quase até ao fundo e pouco abrandava. Não quis assustar o João, mas lá fui dizendo que a situação não era muito boa, ainda mais em sitios a descer e em que as curvas eram praticamente todas ganchos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Provavelmente a bomba principal, que se for a de origem só tem 39 anos, está a precisar de um "auverlauling"...
Entretanto, mais um problema, mais incomodativo do que critico: A paginas tantas iamos em ligação atrás do saab do ECA/J.Alves e os médios começão a acender e apagar, até que se apagavam mesmo e reacendiam de novo a piscar. Quem nos visse, pensava que eramos tontinhos... Coisa sem importancia, que a noite era para fazer em máximos...

Na super-especial de Nelas, na verdade uma sequencia de chsp fizémos com calma, por nao termos travões, por a transmissão estar doente e porque o Jorge Conde avisou para a areia e lomba que havia no troço.

Estava finalizada a parte competitiva do rallye, e foi um alivio e uma satisfação termos chegado ao fim, com todos os apertos que fomos apanhando. Se me dissessem à hora de almoço que chegávamos ao fim, teria duvidas em acreditar.

Fomos concentrar no hotel, onde tinhamos à nossa espera uma ceia, umas merecidas cervejas, e acima de tudo um ambiente fantastico com todos os adversários/amigos num convivio de se lhe tirar o chapeu.

A cereja no topo do bolo foi quando por volta das tantas da matina (eram umas 4 qd fomos dormir) sairam as classificações, com um saboroso 11º lugar, vitória na F e na classe 5. Valeu a pena o "sofrimento" (entre aspas, porque o gozo foi magnifico)

No domingo foi ligação a Coimbra para o slalom, e estava com muita sede de cheiro a borracha queimada. Infelizmente mais uma borracha cedeu, o apoio do motor do lado esquerdo, levando que este levantasse e fizesse desencaixar o tirante da embraiagem... acabou o slalon quase antes de ter começado...
Uma ajuda do Nuno "AEGA" tirante no sitio, e bolide pronto a viajar de novo até Leiria.

Um fim de semana memorável!
Um ambiente fantastico!
Uma organização de parabens!

Abraço

26/06/08, 19:28
Paulo Marques disse...

Obviamente que me enganei e onde escrevi "apesar de ser um 2000, está quase de origem e deve ter pouco menos de 100 cavalos." deve ler-se "apesar de ser um 2000, está quase de origem e deve ter pouco MAIS de 100 cavalos.

26/06/08, 19:33
Paulo Marques disse...

Ah, e esqueci-me de dizer que andava lá um tertuliano com uma coisa na orelha, sempre a piscar uma luz azul!! Deve ser um desses adeptos do tunning. Não bastava ter um carro todo alargado, agora aderiu tambem à moda dos neons????????? E na orelha??
Modernices...

27/06/08, 01:46
josef disse...

Bom dia,
Ó Paulo, esqueces-te aquela camioneta dos ovos (ou será das galinhas) que andava sempre no meio dos troços a aviar o pessoal, que volta e meia parava saindo de lá dois Camelos para nos tirarem retratos???
Lembras-te???

27/06/08, 08:22
Paulo Marques disse...

Lembro, Lembro!
Um era um grande camelo e outro um camelo grande. Um com muito pelo e outro nem por isso. Só não tinham bossas.

Foi uma surpresa grande e boa, já que o mais velho me tinha dito que não ia, mas afinal não resistiram a ir dar uma força à malta. A malta agradece. A força e as minis lá no café da aldeia da neutralização, que aquilo estava uma sede que não se podia!

27/06/08, 11:05
RUI ALVES disse...

Olá cambada de mentirosos

Venho aqui só para dizer que ...

foi a custa da força conseguida atravez das mines, que se conseguiu estacionar a "caixa de pastilhas".

Aquele abraço

RA

27/06/08, 11:25
Miguel disse...

Obrigado pelos relatos!

Que entuasiasmo de quem esteve por dentro!!!

...e que inveja...!!!

Abraço

27/06/08, 11:36

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Junta-te a nós! Clica na imagem

Seguros Auto

Seguros Auto
Clique na imagem para pedir orçamento para Seguros de Clássicos, Pré-Clássicos,  TT, etc  Preços mais baixos através deste protocolo exclusivo para sócios do Ferodo Queimado. Para saber o seu numero de sócio queira contactar-nos para o nosso email:
ferodoqueimado@gmail.com.
Para outros assuntos contactar Tiago Felix p/email
(tiago.felix@vitorinos.pt)  ou p/ telefone (262 921 060).

nov 2013

nov 2013

nov 2013

nov 2013

www sport





Parceiros...




 
 



 




 
    

 
 



 

Peças e...

Free Shipping on auto accessories at AutoAnything

Estatísticas

Locations of visitors to this page

Direitos

Não são permitidas copias dos conteúdos, imagens ou outros dados divulgados neste BLOG, sem prévia autorização da Associação Ferodo Queimado.

Pages

Agenda

próxima Tertúlia

próxima Tertúlia
07nov13

Combustiveis

Arquivo

Live Traffic

Pages

Ferodo Queimado ® é uma marca registada. Tema Viagens. Imagens de temas por Kativ. Com tecnologia do Blogger.