SLIDE SHOW DOS TUGAS
SLIDE SHOW DOS ESPANHOIS
SLIDE SHOW DOS "APANHADOS"
A HISTÓRIA
A dupla “Tuga” Nuno Rodrigues e a sua cunhada Pipa Queiroz, Levaram de forma brilhante o BMW 2002 até a vitoria no Rali das Astúrias que se disputou este fim-de-semana. O Nuno e a Pipa dominaram o rali desde a primeira etapa e acabaram o rali à frente na dupla dos asturianos José Ramón Fernández e Roberto Andina igualmente em BMW 2002 e a completar o pódio ficaram o Miguel Verano e Moisés Alvarez que vieram com Opel Kadett GTE desde Tenerife.
Outros Tugas que acabaram a prova:
7º João MEXIA – Ana MEXIA (PORSCHE 911)
10º João QUIEROZ - QUEIROZ BMW 2002 TII
15º Camilo FIGUEIREDO – António CALDEIRA (FORD ESCORT RS 2000)
28º Vítor BORGES da COSTA – João VAZ (PORSCHE 911)
30º Carlos MAROUÇO – Rui MARTINS (FORD CORTINA GT)
34º João RODRIGUEZ – Filipe FERNANDES (OPEL KADETT GTE)
40º Pedro MENDES ALVES – Maria MENDES (RENAULT 12 GORDIN)
Tugas que acabaram a prova na “Turística”:
José Luís Nunes – Segarra Marques (ALFA ROMEO GTV)
João de Brito – Brito (ALFA ROMEO GTV)
Tertúlianos em prova:
A Tertúlia do Ferodo Queimado esteve pela primeira vez inscrita, como equipa, numa prova no estrangeiro. A representação da tertúlia, ficou a cargo de quatro equipas lusas, sendo que a sua melhor representação foi pela “tripla” de Tertulianos VITOR BORGES DA COSTA, JOÃO VAZ e o PORSCHE 911.
Da equipa fizeram igualmente parte o Carlos Marouço e o Rui Martins em FORD CORTINA GT e os desistentes António Segurado/Rui Alves em LANCIA STRATOS e o Paulo Grosso/Susana Cordeiro em FORD ESCORT.
A prova:
Tratou-se de um Rali montado de uma forma exemplar, numa região fabulosa e com paisagens lindíssimas, com um Road-Book com as distancias certas, elaborado de forma rigorosa, isento de erros e sem margem para duvidas aos “navegas”.
Estradas estreitas e difíceis, bons pisos, condições climatéricas com as quatro estações do ano em algumas classificativas, e… uma noite simplesmente fabulosa (e decisiva).
Boa relação Preço/Qualidade da prova
Uma boa parte social, boas refeições (excepto para os navegadores).
Um bom sistema de controlos, que deu provas de fiabilidade e poderá servir de modelo a muitos outros Ralis.
O Pior:
- Algumas falhas do sistema informático, na classificação geral, mas que creio serem facilmente corrigíveis.
- A ATITUDE DA POLICIA de trânsito, não se compreende que, sendo a Espanha e a região das Astúrias importantes centros turísticos, se destrua a verdade desportiva de uma prova que promove a Região e a Espanha para fora de portas, com prepotências policiais… ABENÇOADA GNR!!!
- A qualidade do alojamento de alguns concorrentes, alguns nem, na cama cabiam (em largura ou em comprimento).
- As vacas no final do 2º dia (esta é só para o J…)
- A ORGANIZAÇÃO ESTEVE MUITO MAL, NA DISTRIBUIÇÃO DO PRÉMIO PARA A MELHOR EQUIPA EM “PRESENÇA NO BAR”, VISTO QUE O MESMO FOI DISTRIBUÍDO A UM EQUIPA ESPANHOLA, QUANDO O REFERIDO PRÉMIO DEVERIA SER DISTRIBUÍDO EX-EQUO AS EQUIPAS VBC/VAZ, MAROUÇO/MARTINI, QUE NESTAS ETAPAS FORAM ACOMPANHADOS E AJUDADOS POR ALGUNS OUTROS NAVEGADORES BEM CONHECIDOS DESTA PRAÇA.
Parabéns:
1º Nuno/Pipa/BMW, pela Vitória (e… sem BLUENIK)
2º VBC/Vaz, pelo melhor Tertuliano
3º Marouço/”Martini”, pela representação da tertúlia e pela boa disposição (Ah... e... pela boleia para casa)
4º Aos restantes tugas que acabaram o Rali
5º Ao Cuni que criou e dirigiu este rali.
6º Aos Tugas que se foram integrando na "caravana dos desistentes" (principalmente à boa disposição da Susana e às piadas secas do Familiar)
7º Aos “Pombinhos em lua-de-mel”.
Pessoalmente, quero agradecer ao Segurado, pela sua condução e porque que me proporcionou andar num carro no mínimo mítico – o STRATOS.
AGORA SÓ TENHO DE CONVENCER O MEU PILOTO A IR ATÉ ÀS ASTÚRIAS!!!
ESTAVA-ME A FALTAR REFERIR A CONTITUIÇÃO DA "CARAVANA DOS DESISTENTETES", PELO QUE CÁ VÁI:
1º- A DUPLA PAULO GROSSO/SUSANA CORDEIRO EM FORD ESCORT DESISTIRAM COM ROLAMENTO GRIPADO E UMA RODA QUASE A SEGUIR UM NOVO RUMO.
2º- O JOSÉ FAMILIAR ACOMPANHADO PELA DINA FAMILIAR, O ALFA "MORREU" O ALTERNADOR DE NOITE E NO MEIO DA SERRA (*).
3º- O ANTÓNIO SEGURADO E O RUI ALVES NO LANCIA STRATOS FICARAM SEM AS LUZES DA CENTRAL, DEPOIS O LIMPA PARA BRISAS FEZ GREVE E O ACELERADOR GANHOU VIDA PROPRIA.
4º- O ANTONIO FIGUEIREDO "TOFA" COADJUVADO PELO JORGE ALVES, E PARA QUE O FAMILIAR NÃO SE SENTI-SE TRISTE MATARAM O ALTERNADOR E A BATERIA.
FIZERAM IGUALMENTE PARTE DA EQUIPA DA CARAVANA, O AFONSO, A ANA E A SILVIA.
RESTA SÓ REFERENCIAR QUE A BOA DISPOSIÇÃO FOI REINANTE DENTRO DOS BOLIDES DA CARAVANA.
PS1 (*) DIZEM AS MÁS LINGUAS QUE QUANDO O REBOQUE FOI RECOLHER O ALFA DO ZÉ AO MEIO DA SERRA À MEIA NOITE,. A DUPLA SE ENCONTRAVA "MUITO FELIZ" COM A DESISTÊNCIA, APESAR DOS VIDROS ESTAREM BASTANTE EMBACIADOS POR DENTRO?!?!?!?!?!?!?!?!.
ATÉ PARA O ANO ASTURIAS
UM VALENTE ABRAÇO
RUI ALVES
13 comentários:
MAIS FOTOS E COMENTÁRIOS PARA BREVE
RA
Parabéns a todos os Tugas em particular aos Tertulianos pelas magníficas prestações.
Abraço
Francisco
Parabens ao Nuno e à Pipa pela soberba aviadela aos espanhois da tecnologia do semáforo, ainda por cima com um medidor analógico (vulgo contador da luz ou despertador.
Nuestros hermanos tem uma aparelhagem tipo semáforo que acende três luzes consoante se está atrasado, na hora ou adiantado.
Indo directamente ao rally concordo com o Rui Alves, é indiscutivelmente um traçado de 1ª água com condições climatéricas top.
Infelizmente segue o figurino espanhol o que me permitia dormir em prova dado as notas estarem espaçadas de 10 a 20km em geral. Conclusão a emoção é pouca para o copi.
Isto permitiu que eu, o Martini e o Fifé, estivessemos sempre em forma quando se disputava a classificativa do bar, culminando na ultima classificativa (leia-se noite) com a armada portuguesa a infligir grave derrota ao director de prova (cuni) e ao chefe da cronometragem.Talvez por não se lembrarem dessa noite, o prémio Borrasca foi para os espanhois.
Enfim teria sido o pleno.
Na tarde de 6 também apanhamos 2 pastores com as vacas no meio do troço e uma senhora furiosa a gritar e insultar. O BCP estava atónito e não percebia o porquê desta situação. Ao fim de 100Km e após vários automobilistas nos insultarem, apitarem, fazerem sinais de luzes e quase se suicidarem, compreendemos que a razão só poderia estar no cópi do carro que nos antecedia, o qual invarialvelmente mantinha a buzina pressionada, conforme nos relatou ao jantar o seu motorista João Rodrigues.
Tal situação acontece depois de um senor Guardia Civil manter os nossos amigos sequestrados durante uns minutos para lhes pedir os documentos e lembrar que em espanha o Stop é para parar, isto claro em pleno troço de regularidade.
Conosco embora diferente o resultado foi identico. Assim num troço de regularidade ao km 2.5 numa estrada que cabia um carro e meio apanhamos o carro da guardia civil a 20km/h. Claro que não nos deixaram passar e assim fomos até ao km 10, altura em que foram para a esquerda e nós pela direita numa zona estremamente sinuosa e estreita, que só cabia um carro, estando atrasados nessa altura quase 2,5km.
Resumindo foi sempre a fundo e a comer e claro que arranjamos mais uns inimigos quando passámos a fundo pelas aldeias.
Enfim como dizia o Rui bendita GNR.
Relativamente ao social foi o melhor que tive em espanha, percebendo-se um grande cuidado por parte do Cuni por todos se integrarem.
Para terminar e conforme falei com o Cuni este rally deveria ter, a colaboração do Jorge Conde para ter uma etapa à moda rainha santa ou volta, CHSP E CHCP e CP.
Recomendo e para o ano se a giulia já estiver ok e o Martini também, lá estaremos.
Abraços,
João Vaz
Mais um rali cheio de historias tugas, hehe para não variar!! Os meus amigos com relatos destes matam-me de inveja.
Parabens a todas as equipas tugas e em especial ao Nuno e á Pipa pela vitória.
PS- Grande piloto Paulo Marques, o melhor que fazemos é mantermo-nos afastados de terras espanholas ou ainda vamos presos!!!
Grande abraço a todos
Obrigado pelos relatos e parabens a todos! O camelo Rui tá feito um escriba de 1ª ordem, assim como o JVaz! Será do estágio por terras de Vilamoura? - By the book!
Grande navegador, pelo que contam estes escribas, olha lá se tem sido la guardia a levar com a falorada toda em cima da outra vez!!!!!!!!!!!
Abraço
Creio que é da mais elementar justiça assinalar aqui mais uma fantástica cobertura em cima do acontecimento, por parte dos camelos. A internacionalização do Ferodo é já uma realidade. Estamos a espalhar-nos cada vez mais. Viva a malta da tertúlia.
Saudações aos tertulianos.
Paulo Teodora
Fotos surpreendentes, muito bom.
Parabéns a todos os que participaram, só por isso deve ter sido magnífico.
Abraço
PedroMSilva
Rui Alves esqueces-te de referir o brilhante 3º lugar da classe F alcançado pela dupla de camelos M&M.
Só me lembrei agora ao ver o slide show e lá estão eles com o trofeu.
Nota: M&M = Marouço e Martini, ou se preferirem mais e mais.
Abraços,
JV
Desde Cornellana Clásicos, (equipo vencedor en PRESENCIA EN EL BAR)´.
No entiendo el malestar de los amigos portugueses por el resultado de esa clasificación.
Seguramente será que aun no nos conocemos, pero no recuerdo ver a ningún participante portugues en el Diabolus a las 6:30 AM cuando estaban cerrando, ninguna de las dos noches del Rally.
Corrigeme si me equivoco.
UN saludo.
CORNELLANA CLASICOS
Não nos conhecemos, porque não fostes aos treinos!!!!!!!!!!!!
Dia 10 de julho fechei o bar e não ne te vi nem cedo nem a fechar o bar.
Faltas-te aos treinos ou para ti só conta o ultimo tramo!!!!!!!!!!!!!
Dia 10 estavas limpiando carburadores!!!!!
No dia 11 a que horas foste embora?????????????
Na ultima noite para ti, para Cuni e blunik man, thats peanuts, i can live with that, estavamos com o land do Marouço com 450 CV a ensinar o miudo a fazer pioes, ou como travar com o pé esquerdo com muitos animais.
Como não tivemos companhia no BAR nos dois primeiros dias, entendemos que alem de não irem aos treinos, só gostavam de cidra, e como tal não bebiam outras bebidas.
Tenho pena de não te ter conhecido, mas realmente o problema não é nosso!!!!!!!!!
Desde quinta feira que nós estivemos no bar e voces não estavam lá, não foram aos treinos, e querem ganhar o premio só por um tramo???????????????????
Disse ao Cuni que pode ter um dos melhores rally da EUROPA, basta juntar o JORGE CONDE e montar um dia à portuguesa com as estradas extraordinarias dos PICOS DA EUROPA com o SABER do Jorge para montar um rally para HOMBRES, e teremos um Rally com belgas, UK, German, ETC,
E teremos the best rally das ASTURIAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fiquei triste de acharem que o rally das Asturias é uma mistura do Monte com Portugal!!!!!!!!
O rally das Asturias tem estradas fabulosas e o encanto das Bruxas, teve mau tempo, (chuva)e mau piso e as vozes se ergueram, mas tambem o apoio dos deuses!!!
Como em Portugal e no resto do planeta, deixem espaço para quem gosta de automoveis, e mais uma vez tiro o chapeu ao CUNI, que montou um rally para HOMBRES, e para o ano venho de AFRICA para tu rally!
Dá-lhe carvão;
By the book;
All Great fun;
I can live with that;
Estás absolvido!
Estás chumbado
On the road
Abraços,
JV
Fabulosa intervenção João!
Foste além de qualquer expectativa mais optimista.
Parabéns!!!
E se por ventura com a intervenção do JAVI poderia surtir alguma duvida para o mais incauto dos leitores, que não havia, sobre a injustiça que vos fizeram, depois desta tua fundamentada e esclarecedora explicação, quanto mais não seja, vocês são e serão para todo o sempre "NUESTROS CAMPIONES DE BAR, TASCAS, TABERNAS" e tudo mais!!!
Há dúvidas?!?!?!?!
Com tão firme currículo qual MBA ( Master Bar Administration ) tirado na Queen's University seria difícil não ter confiado na apreciação que o Camelo-Mor Rui fez sobre a menor justiça na atribuição de tal prémio.
Mas as tuas palavras não deixaram sequer uma réstia para duvidas!
Seguramente o facto será devidamente reconhecido na próxima Tertúlia pelo "bando" dos Camelos!!!
Um grande abraço!
francisco
Buenas Tardes,
No pretendía ofenderles con el Premio otorgado a los "mejores" en el Bar, Yo estuve allí, el viernes hasta que nos echaron del bar y el sábado hasta que aguantó mi cuerpo y creí que los que más habían bbebido eran los amigos de Cornellana. El próximo año, como estoy seguro de que ustedes volverán, tendré que poner un Oficial que tome nota para dar este premio.
Muchas Gracias a Todos.
Cuni.
Rali das Asturias,
Aqui está uma pequena crónica da nossa aventura neste Rali, que como alguns amigos sabem, serviu de estreia à minha prezada e novel navegadora, Dina Familiar, para mais dentro num contexto festivo, o nosso 20º aniversário de casamento.
Antes de mais agradecimentos e felicitações a quem de direito:
• Parabéns aos GRANDES VENCEDORES da prova, Nuno Rodrigues e Pipa Queiroz.
• Parabéns À GRANDE ESCUDERIA VENCEDORA, EuroRentlei Rent-a-Car composta pelos não menos espectaculares: Nuno Rodrigues/Pipa Queiroz; João Mexia/Ana Mexia; João Queiroz/Marta Queiroz; TiTi/FiFé; mais aqui o desistente de ocasião, José Familiar/Dina Familiar (manias do alternador…)
• Cumprimentos e parabéns pela tenacidade de TODOS os outros participantes, pois tornaram mais significativa e importante a NOSSA PRESTAÇÃO (PORTUGUESA).
• Uma palavra de agradecimento ao Cuni pela ESPECTACULAR prova que montou, e apesar de eu não ter desfrutado o Rali na íntegra, conforme lhe disse no almoço de distribuição de prémios, se Deus quiser, para o ano lá estaremos (Cuni, podes desde já abrir as inscrições, vais publicando a evolução das equipas inscritas e “zás pás trás” esgotas todos os lugares ainda antes do RPH 2008…).
Um comentário (moderadamente ácido) em relação à polémica que estalou no Piel de Toro, que na minha opinião só acontece porque há INVEJOSOS, tanto do lado dos “organizadores” como nos “chouferes”; os que “gajos” não sabem é:
a) Montar uma prova como a que tu (Cuni) montaste;
b) Fazer uns “power slides” à Queiroz;
c) Não sabem que não gostam de carros sport (porque fazem muito barulho e lhes derrapam as rodas).
…E mais nada
Acerca da nossa prova, resumiu-se a 9 PECs até o alternador (bateria e regulador) entregar(em) a alma ao criador. Quando estávamos a acabar de fazer o troço de aferição notei que a luz do alternador acendia quando a rotação baixava para o ralenti, coisa que se foi agravando durante as primeiras PECs até que tivemos de parar (na PEC 10 e já bem de noite) sem luzes. Foi a forma de ficarmos a ver o resto da caravana num gancho espectacular à direita e no dia seguinte ficarmos na (boa, belíssima) companhia dos outros desistentes e acompanhante de ocasião, Paulo Grosso/Susana Cordeiro, Rui Alves e Afonso “BCP Júnior”, e dessa forma desfrutarmos o Rali na óptica saudosa dos Ralis de Portugal (com Arganil à cabeça logo seguido de S. Pedro de Moel).
É claro que sendo o rali de estreia “daquela que já me atura para mais de 20 anos”, só posso confidenciar-vos que para mim este rali foi uma vitória, uma vez que a D. Dina ficou com ganas de voltar a fazer outro rali (é o bichinho a morder) apesar da outra estreia a que teve direito (duas vomita delas), e em que tivemos de parar (falta de experiencia de vomitar em andamento EH EH EH) e fomos ultrapassados por vários concorrentes (4 ou 5 conforme o caso). A piada da coisa é que depois recuperava para o meu lugar, e naquelas estradinhas UAU, era sempre a dar-lhe (e a burra a fugir) e ela, coitada, como ainda estava meia zonza da vomita dela anterior nem se queixava, só queria era que a coisa se despacha-se e ainda me pedia desculpa. Fica também o agradecimento a todos estes companheiros de corrida que sempre arranjaram um cantinho para se enfiarem de forma a nós passarmos (e acreditem que em alguns sítios não era nada fácil).
Como balanço desta prova, fica a GRANDE VITÓRIA de ter ganho uma navegadora ESPECIAL, e para o ano lá estaremos, mas muito, muito mais competitivos (eu, a Dina e uma Giulia).
Abraço Tertuliano
JF
Enviar um comentário