Caros Tertulianos
Como a Camelada do Ferodo Queimado gosta de fazer asneiras, foi tentando organizar a sua própria corrida de "Mines" enquanto alguns Tertulianos andavam a cansar-se por esse Portugal fora sentados nos carros a dar gás!!!
Ora a gente preferiu outra maneira de se divertir e entre a primeira Mine e a segunda, provavelmente ainda mais uma e porque não mais outra, lá foram disparando as máquinas de fotografar e de filmar para caçar algumas asneiras bem grossas, mas não só.
Como no meio dos montes aquilo era uma autentica pasmaceira nesse lapso de tempo entre a passagem dos carruchos e as Mines, às vezes surgia o clique oportuno ( ... ) o que resultou em mais de 3000 fotos e filmes.
Por isso, é bem provável que os Camelos sejam os autores da maior reportagem do Rally de Portugal Histórico 2008 o que não quer dizer que não seja a pior.
Aliás bons de verdade somos mas é a tirar caricas muito mais que a fotografar ou a filmar!!!
Fiquem com estas fotos e filmes porque quem dá o que tem a mais não é obrigado.
Ahp, é verdade:
O resto dos filmes como dão um trabalho do caraças a colocar no Youtube, vão demorar mais tempo.
Quem quiser fotos é só dizer. A gente troca por Mines!!!
Saudações Tertulianas
ATENÇÂO:
Segundo a página do canal EUROSPORT - Espanha ) irá ser transmitida uma reportagem no dia 21 de OUTUBRO pelas 24:00h hora Espanhola ( 23:00h nossas EUROSPORT - Portugal )com a duração de 15 m sobre o Rally de Portugal Histórico
9 comentários:
Eu comprovo.... esta malta estava em todo o lado a oferecer "Mines"!
Nós até passámos de Mine, mas não deu para parar, eheheh
Temos que treinar o obter Mines em andamento!!! ahahah
PARABÉNS aos Camelos que andaram na estrada, e que agora aos poucos nos estão a disponibilizar estas excelentes reportagens.
Grande Paixão Automobilística
(disso já não havia dúvidas, e como diria JV: "By the book"...)
PS: será que há filmes da noite de Sintra..???
Rali muito, muito duro, rali muito ,muito competitivo. Só para terem uma ideia, este ano com 559 pontos obtivemos um 8º lugar, no ano passado com 725, com mais PRS obtivemos um 4º lugar.Foi dia 8 de Outubro 2008. Pelas 8 horas da manhã já o nosso belo carrinho azul, rolava em direcção ao Estoril. Começamos com as verificações técnicas e pouco a pouco os carros foram chegando, começando a formar-se um ambiente envolvente que transbordava a vontade de ir para a estrada e competir, os motores “roncavam como nunca”!
A imagem que transparecia era a de toiros a investir!
Após as verificações técnicas, almoço e briefing em várias línguas lá partimos para a PRS do autódromo com uma regularidade antes de chegar a Tomar.
Bom, as expectativas eram grandes, portanto aguardavam-se os 1ºs resultados que ditariam a ordem de saída do dia seguinte. Como eram só 2 PEC estranhamos a demora na fixação dos resultados. Fomos dormir cerca das 24 horas, eu pelo menos, e nada. Estranho ummmmm!!!!…..
Afinal, nada tinha de estranho, o comportamento para os dias seguintes em termos de resultados foi sempre igual ou pior. Portanto, é caso para dizer que aquele sistema não serve, 1º porque teve que ser conferido manualmente para evitar erros e 2º porque não correspondeu ás expectativas.Nota muito negativo, uma vez que não permitiu a conferência em tempo útil, deixando-nos divagar maquiavélicamente sobre o assunto. O que é muito mau! Parecia que a ideia era esta, quanto menos souberem, menos reclamam…. Houve erros, houve reclamações, uma vez que alguns concorrentes iam conseguindo a informação e trás, lá reclamavam e era corrigido. Quem não conferiu?????
Bom, quanto ao rali em si:
-Road book intocável
-Socialmente bem organizado, eu diria mesmo muito bom
-Troços já esperados e portanto dentro das expectativas
-Pouco público na estrada, excepção para Lamego, onde os miúdos de várias escolas nos aplaudiram freneticamente. E claro, Sintra, que foi mágica!!!! Foi delirante!!!
-Estradas demolidoras com muito mau piso, com crateras diria eu.
-Fisicamente – extenuante.
Os troços são os de à 30 anos, mas as estradas, não são as mesmas e os carros tem mais 30 anos, como tal haveria sítios em que a média de 60 era impraticável, levando os concorrentes a fazerem perfeitas loucuras para cumprirem. Penso que esta média terá dado alguma dinâmica em alguns troços, mas não deveria ter sido aplicada a todas as categorias.
-Estradas abertas ao tráfego, que nalgumas situações foi muito complicado em termos de segurança. Pareceu-me haver menos policiamento, embora eles estivessem sem dúvida, em locais estratégicos(stop).
-Ligações muito, muito apertadas
Avaliação global, é sem dúvida um hiper, mega rali!!!
Aspectos muito positivos:
-Assistência ao veiculo no final da etapas, principalmente a assistência CAZA com a sua langerie rosa hahaah fantástico. A presença dos camelos na estrada foi dem dúvida constante, nos intervalos das paragem para aquisição de "mines". Máquina, garrafa e eles claro, lá estavam sempre!!!só não vi o barrete... ou a quem enfiaram o barrete...
-Os 10 minutos de tolerância para entrada nos CH em cada secção. é que o chichi este ano voltou a ser esquecido para as senhoras, não fosse o penico do ferodo e não sei o que seria de mim.
Para terminar, não sei se para o ano lá estarei, de qualquer modo, não terá a ver com a organização do rali, mas com os custos que isto tudo implica.
Parabéns aos vencedores e principalmente a todos os que com tantas adversidades conseguiram chegar ao fim.
Boas melhoras para o Paulo Silveirinha e o Pedro Dias, espero que o enfermeiral não os trate mal...nós cá os esperamos para as 24 horas. será???
Susana Cordeiro
Grande reportagem!!!!
Estou aqui todo roído de inveja por não ter ido...
E queremos mais histórias do tertulianos que participarem no PH2008, foram tantos e só a Susana é que nos presenteou com a sua cronica!!!
inte
Carissimos Amigos Camelos,
Os meus sinceros parabens por esta excelente reportagem quer fotografica quer filmada.
Só dois reparos:
1 - Aparecam com as mines na Baja de Portalegre 500 se queres ver a malta a parar para as beber todas;
2 - Também gostava de ter uma reportagenzinha parecida com esta da Baja de Portalegre 500.
Mais uma vez os meus sinceros parabens!!! grandes Camelos !!!!
Rali de Portugal Histórico 2008 visto do habitáculo de um G10 (que por acaso ganhou a classe)
Antes de mais um GRANDIOSO PARABENS para os Vencedores desta edição os Tertulianos Zé Grosso e João Sismeiro que fizeram um rali para lá do notável. Uma palavra também para o Nuno e a Pipa que apesar das adversidades (para brisas partido mesmo à minha frente) conseguiram manterem-se calmos e chegaram ao pódio; e na mesma dose para o João Mexia c/o Nuno Machado no Porsche que tiveram de substituir a caixa de velocidades.
Não posso deixar de me lembrar do nosso Patriarca e DD João Queiróz, que mais uma vez se obriga a desistir de ganhar a prova porque “o macho se deita” e mais uma vez quando está na liderança da prova, coisas…
Parabéns à minha equipa EURORENTLEI pelo Caneco e a TODOS os nossos amigos Nacionais e Estrangeiros que com a sua qualidade e competitividade abrilhantam a nossa vitória, e a lista de “cromos” candidatos era bem longa, alguns dificílimos de virar!!!... como os Asturianos do Alfa Romeo 1750 GTV Aitor Pereda/Victor Garay que ficaram a pouco mais de 2” do Zé, ou o Pedro Jerónimo/Carlos Hipolito que ganharam o ano passado, ou ainda os Tertulianos Paulo Grosso e a Susana Cordeiro que cada vez estão mais afinadinhos, isto só para citar alguns e sem qualquer demérito dos outros.
Um agradecimento especial ao meu “Navegador com notas incorporadas” Jorge Conde, pela coragem e camaradagem ao longo de todo o rali… e pela boa disposição especialmente quando eu “transpirava largo” na tentativa de acompanhar o “zingas”, sem esquecer o seu contributo na “Super Especial de: Onde está o Para Brisas” em que completou a “prova” em 4 minutos e 32 segundos, fundamental para as contas do Team EURORENTLEI.
As expectativas de divertimento estava bastante alta e… não fomos defraudados, apesar do receio de “matar” a burra com as conhecidas médias de 60km/h, que no nosso carrinho em 2ª velocidade é a queimar as 6.000rpm e em 3ª vitesse fica a pisar as 4.000rpm com uma certa falta de força e com direito a emoção (temos que ignorar as curvas né), pelo que deixo a ideia de v/imaginarem como é que fizemos a Lousã (só por exemplo) onde só nos acertamos aos 1,38Km; o Souto da Ruiva também constava na lista das dificuldades, mas como levava o “copi” da zona, safei-me tanto a descer a Gramassa como a subir o Souto com as rpm a mandarem-se para lá das 7.000.
No reverso da medalha, com um bom equilíbrio do carro, travões a sério e tudo o que é santo a ajudar, ganhamos (empatados com mais três comparsas) uma das passagem de Sintra com 4 pontos e na outra fizemos 6 pontos (por avanço!!!???), tudo isto sem arriscar nada.
Em relação à prova propriamente dita, foi de facto dura, mas só por nossa inépcia é que não fomos mais além na classificação, e muito sucintamente e como exemplo aqui vai:
• Na PEC SS10-Préstimo: passei uma cortada à direita (via-se mal) e não virei; o volta atrás e vai por aí abaixo custou-nos 20 pts. Passados uns 5kms andava o Tertuliano Alex Berardo a pastar o Fulvia pela relva e… uns quantos kms à frente aparece-me na traseira a pedir passagem, coisa que prontamente foi concedida mas, para espanto meu, o Fulvia ficou por ali sem se ir embora, inclusivamente na mudança de média para 30km/h, pelo que mesmo pedindo passagem o Javier não quis nem saber, pelo que comi 9;11;2;2=24pts por conta do Team Repsol. Só nesta PEC enfardei 44pts sem jeito nenhum.
• PEC SS16-Sra da (des)Graça: novo falhanço numa cortada à direita; toma lá 77pts que é para abrir a pestana, já que estavam “3 rádios transístores” logo a seguir.
• PEC SS34-Montejunto: neste comemos 148pts só porque nos faltou uma folhinha no aditamento que foi entregue no 1º dia, intitulada “informação aos concorrentes” da qual só tive conhecimento quando parei na Penha Longa e a Susana ma mostrou (porque fomos ultrapassados por eles em plena PEC, pois mudamos a média onde o road-book dizia que era, e eles tinham a dita folha que dizia que era 3kms à frente, vai daí… toma lá uns doces), isto para não falar nas outras alterações que nos custaram alguns pontos que eu ainda não vi onde foi (é que continuo sem ter uma cópia da dita cuja…).
Susana e Paulo, mais uma vez e publicamente peço desculpa por vos ter brindado com 11pts nessa PEC.
Com estas “tretas” à parte e bem identificadas/quantificadas num pecúlio de 269pts em 821 (e dando de barato os outros pontos que fomos somando aqui e ali), pode-se dizer que a coisa até correu bem, já que o 2º classificado da nossa classe ficou em 42º lugar com 2431,7pts… e à nossa frente (e atrás) só ficaram “canhões” a saber:
1. BMW 2002tii
2. Alfa Romeo 1750GTVeloce
3. BMW 2002
4. Porsche 911 Carrera 2.7
5. Porsche 911 2.7 Carrera RS
6. Opel Ascona 2000i (400)
7. Escort RS 2000
8. Escort RS 2000
9. Porsche 911 SC
10. Porsche 911 2.7
11. Alfa Romeo GTJunior 1.300
12. Alfa Romeo Giulia 1.6 Sport
13. Lancia Fulvia 1.6 HF
14. Escort RS 2000
15. Escort XR3i
16. Porsche 911
17. Audi Quattro
18. Escort RS 2000
19. Renault 5 Turbo Cevennes
20. Lancia Beta Coupé 2.0
As cicatrizes no carrito é que é pior, já que a embraiagem repela como se não houvesse amanhã, a protecção de cárter estava com frio e aninhou-se com o mesmo (tão juntinhos que eles estão), a sonda da caixa teima em não funcionar. Salve-se o facto de o carro não se ter desapertado (o que acabou por permitir aquela perfomance em Sintra by night).
MUITO ESPECIALMENTE um forte abraço de saudação ao PUBLICO e a todos os que nos acompanharam ao longo dos dias, que para verem a malta passar compareceram na beira da estrada, na estrada da beira, Kartódromos e por todo lado, com especial menção aos miúdos de Lamego (até as lágrimas saltavam aos olhos, tal era a “pressão” de alegria dos putos ao verem os carros a roncar) e ao público nas PECs da Lagoa Azul e Sintra. Li num dos fóruns escrito por um dos presentes no publico que seriam mais de uma centena, mas asseguro-vos que bem mais que isso estava só no inicio da PEC na Penha Longa… e o publico estava de forma continua até ao corte para a Peninha (outro local fortemente povoado) continuando de forma mais disseminada até à Azóia, outro sitio onde estariam umas centenas de pessoas; depois vinha o inicio da PEC de Sintra que tinha também pessoas a assistir ao longo do percurso mas a cereja no topo do bolo era mesmo a Pena, com publico a assistir desde um pouco antes do corte do Castelo dos Mouros e ininterruptamente até Sintra, e posso assegurar-vos que se contabilizar as flashadas que levei nas ventas dará milhares de pessoas… e mais nada.
Abraço e boas gazadas,
JF
Belas descrições da Susana e do Josef! Obrigado.
Após o repto do 'camelo' rui alves aqui fica a minha contribuição.
Aproveito primeiro para agradecer todo o apoio que 'os camelos' nos foram dando ao longo de tão dura prova, e não fosse um piloto mais 'severo' tería cravado uma mine na tarde de sabádo.
Aproveito também para vos pedir desculpas em especial as equipas vitor Borges da Costa/Ivo Tavares e Paulo Grosso/Susana Cordeiro a quem fizemos perder o 3º lugar com o mal conseguido restyling que fizemos ao nosso menino.
Aqui fica uma descrição não muito breve da participação, da equipa formada por José Carvalhosa Dias / Nuno Rodrigues em Porsche 911 de 1965, em mais uma edição do Rally de Portugal Histórico.
Os dias que antecederam a prova foram de alguma ansiedade, face aos resultados alcançados em edições anteriores 12º e 8º, mas a primeira vitória já tinha sido alcançada, a participação nesta 3ª edição, só possível devido ao apoio da ORIFLAME e da Garagem João Gomes.
Neste rally era de prever a subida do nível competitivo pois à partida estariam 115 das melhores duplas que competem por essa Europa fora (53 nacionais e 62 estrangeiras) munidas de automóveis muito bem preparados e assistidos.
A previsão veio a confirmar-se logo na primeira prova de regularidade (SS2 Tomar) em que com 5 pontos em 8,75 Km verificado em 7 Pontos só nos permitiu o 27º posto, que em conjunto com o 20º alcançado no autódromo do Estoril nos colocou no 19º à chegada a Tomar.
A manhã de Quinta-feira em direcção ao Luso correu de forma normal apenas sendo de registar a vitoria em (SS5 Campelo) com 0 pontos um 9ª em (SS6 Lousã) com 2 Pontos e uma ligeira hesitação em (SS4 Avelar) que nos custou alguns pontos terminando a Secção 18ª Lugar
Na terceira secção que ligaria o Luso a Viseu, primeiro uma ligeira desatenção em (SS8 Agadão) e depois uma ligeira saída de pista em (SS10 Préstimo) relegaram-nos para o 25º Lugar.
Na manhã de Sexta-Feira a falta de ritmo competitivo veio ao de cima nas ultimas provas; em (SS16 Senhora da Graça) um engano no percurso custou-nos 225 pontos e em (SS17 Ribeira de Pena) um problema com os instrumentos 28 pontos, terminando a manhã no 43º lugar.
A parte da tarde de Sexta-Feira revelou-se bastante difícil e com alguns problemas nas mudanças de média, mas a permitiu a subida ao 30º lugar. Terminando o dia com um brilhante 9º lugar face a maquinas bem mais adequadas ao espírito da prova realizada na Avenida Europa em Viseu.
Começava então o dia mais longo do Rally com 3 secções e 622,11 Km para cumprir.
A manhã iniciou-se da melhor forma com o segundo lugar e 1 ponto em (SS24 Montemuro) mas ao longo das restantes provas registaram-se alguns problemas de calibração nas distâncias apenas permitindo subir 3 lugares na classificação, passando a ocupar o 27º Lugar.
A tarde de Sábado iniciou-se debaixo de intensa chuva obrigando a acumular alguns pontos na 3 primeiras provas e um 17º no Kartódromo de Fátima onde optamos por um andamento mais espectacular mas menos eficiente, fim do qual a equipa figurava no 25º.
Chegava a aguardada noite de sábado, em direcção a Montejunto onde se disputaria (SS34 Montejunto) onde faríamos 8 pontos, seguia-se a dupla passagem por Lagoa Azul / Peninha e Sintra.
Na primeira passagem por (SS35 Lagoa Azul / Peninha) averbamos 4 Pontos, logo a seguir o azar bateu a porta, quando já em (SS36 Sintra) não evitamos o embate no murro com a frente direita, forçando uma penalização máxima de 600 pontos, para garantir as condições de circulação do nosso Porsche e não prejudicar os restantes concorrentes.
Para-lamas e Para-choque desviados da roda e garantidas as condições de circulação decidimos que todos aqueles que nos apoiam ao longo dos anos ainda não era desta que nos veriam desistir.
Só faltavam duas provas (SS37 Lagoa Azul / Peninha) e (SS38 Sintra) as quais atacamos com a mesma determinação mas com menos Luz obtendo 6 e 33 pontos respectivamente, terminando o rally em 31º Lugar da Geral, 4º da classe e 5º do Grupo e o quarto lugar por equipas da equipa ferodo queimado F.
Ficando a alegria de ter conseguido participar desta festa do automobilismo, de ter passado nas mais belas estradas de Portugal; a tristeza de ter amarrotado o nosso menino e a certeza de que sempre que nos for possível aqui estaremos a dar o nosso melhor nesta modalidade que é a regularidade.
Agradecemos o apoio recebido por todos aqueles que conosco se cruzaram e damos os parabens a todos os que mal ou bem concluiram este estupendo e duro rally.
Olá companheiros e amigos
Pois é ... acompanhar o RPH foi de uma violencia fisica que ainda não me recompuz.
No entanto não quero deixar em claro e desde já os meus sinceros parabens:
-Aos tertúliano José Grosso e João Sismeiro pelo "bailinho" que deram aos outros participantes.
-Ao resultado da equipa Ferodo Queimado, 2ª Equipa Portuguesa.
-Ao resultado da dupla Paulo/Susana, os melhores da equipa Ferodo.
-Aos Tertulianos que Participaram nas duas equipas Ferodo, mesmo os que desistiram, e que tudo fizeram para dignificarem os "Barretes". Houve até quem para fazer parte da equipa, tenha arriscado a sua herança familiar.
-Aos tertulianos que alinharam nesta prova, e que ostentavam os autocolantes do Ferodo Queimado, depois da publicidade obrigatória, o simbolo da tertulia era o que mais se destacava em quantidade nos popos dos participantes.
- Aos diversos elementos que nas assistencias tudo fizeram para que os bolides voltassem a Lisboa. Um Particular para a assistência CAZA com a presença constante do seu elemento feminino devidamente "decorada" e do belo presunto, queijo e salpicão bem regado. Numa prova com estas cacteristicas de competividade e dureza, as assistencias são fundamentais.
- Ao ACP, pelo traçado, pelos Hoteis, pela estrada, pela média de 60, pela ... etc, e ... pela boa ideia de fazer as assistencias desta forma, foi mesmo um recuar no tempo ver esta assistencias a trabalhar no meio da rua.
- Ao José Lopes... por ter tentado ... com um... MORIS MARINA!!!... AH!!!...AH!!!...AH!!!...AH!!!... AH!!!...AH!!!...
Parabens tambem ao meu "Chofeur" porque:
1- Tem um ALFA...
2- Nunca se deixou apanhar pelo Toy Borges no carro zero.
3- "Chumbou" comigo uma quantas mines?
4- Se não contarmos o filme em que do JPN, em que deixou de fimar na altura mais importante, fez uns filmes "porreiros".
5- Porque teve a valente paciencia de me aturar, e de acreditar em mim quando o manda-va seguir numa direcção diferente do GPS e dos outros concorrentes.
6- Porque me conduziu de forma fantastica, com o tamanho do 75 naquela estradinhas...
Menos bem esteve:
1º, a organização:
- Falta de resultados publicados atempadamente e com o rigor desejado.
- Mais um ano, envolta em polemicas nas suas decisões (correctas ou incorrectas).
- Pela falta de divulgação da prova, junto do publico.
2º, A malta que nunca parou, junto dos camelos, para "chumbar" uma mine. De certeza que se a fabulosa dupla Setubalense JEO/JV estivesse a participar cumpririam com estes controlos...
3º, o muro da descida da Pena, que se atravessou no caminho de uma dupla de tertulinos e estragou o podio à equipa do ferodo.
Não quero acabar a minha cronica sem também dar uma palavra de “conforto” e de rapido restablecimento, para o Pedro e Paulo que pelo motivo conhecido não atingiram a meta.
Agora para o Joaquim:
Quando dizes:
"...1 - Aparecam com as mines na Baja de Portalegre 500 se queres ver a malta a parar para as beber todas;..."
... Cuidado com as afirmações! É por isso que não levamos mines para Portalegre!!!...
"...2 - Também gostava de ter uma reportagenzinha parecida com esta da Baja de Portalegre 500..."
Quanto é que pagas???... Em mines, claro!...
Por agora é tudo, e ... com o RPH e o Portalegre... A PROXIMA TERTULIA PROMETE EM MENTIRAS...
AQUELE VALENTE ABRAÇO
RA
ps-Ó VITOR BORGES DA COSTA, só falta as tuas "mentiras" do RPH.
Enviar um comentário