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Tertúlia
do Ferodo Queimado ®
Veículos clássicos ¦ desportivos ¦ ralis ¦ velocidade ¦ moto4 ¦ TT
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Ferodo Queimado saiu em ombros da arena da Guarda!!!
Tal como estávamos a vaticinar, o nosso magnifico Grupo de Forcados Amador do Ferodo Queimado saiu em ombros da Arena da Guarda trazendo de lá, não um rabo ou duas orelhas, mas sim o "CANECO" de 1º classificado por EQUIPAS.
Contribuíram para esta “pega” as magnificas classificações individuais dos nossos moços:
2º RUI PEREIRA/FILIPE MENEZES
6º CAMILO FIGUEIREDO/CARLOS CRUZ
12º PAULO MARQUES/JOÃO MARTINS
13º ANTONIO FIGUEIREDO "TOFA"/JORGE SILVA
18 JOÃO VIEIRA BORGES/SUZANA BORGES
21º JOÃO NETO/MIGUEL FERNANDES
30º JOÃO DE BRITO/JOÃO BOTEQUILHA
A todos eles vai o nosso valente abraço de elogio e já sabem:
As Mines no bar na próxima Tertúlia são por nossa conta!!!
Com a prestimosa colaboração do CLASSICCLUBE divulgamos fotos e todas as classificações finais.
CLASSIFICAÇÂO GERAL ( Clicar na imagem para aumentar )
CLASSIFICAÇÂO POR EQUIPAS ( Clicar na imagem para aumentar )
CLASSIFICAÇÂO POR CLASSES ( Clicar na imagem para aumentar )
CLASSIFICAÇÂO POR CATEGORIAS ( Clicar na imagem para aumentar )
FOTOS gentilmente cedidas pelo Tertuliano RUI LIMA ( Oliveira de Azemeis )
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4 comentários:
Olá Companheiros, Tertúlianos e Amigos
Em 1ª uma palavra para os Grandes Vencedores desta prova, tripla Porsche, Jerónimo e Hipólito, em 2 º PARABENS FERODO e em particular ao Rui, Filipe, Camilo, Carlos, Camelo Paulo e João “B’jecas”.
Para a dupla tertúliana do Grosso e da Susana, o meu particular abraço de consolo, nem sempre corre como queremos, mas para o Portugal… Vingam-se…
Também aqui quero referir que, para além destes “cavaleiros andantes” já referidos, participaram mais alguns Tertúlianos que mesmo não integrando a fabulosa equipa tem orgulho de pertencer a esta “religião” e ostentam o grandioso símbolo da tertúlia nos seus popós, BCP/Fifé, (Vencedores da classe 6), Sinel/Chico “Coca-Colas”, JLN/Segarra, J.Grosso/”Bisnaga”, J.Familiar, As “moças” do Golf GTI e o Cipriano&Antunes, para todos o meu valent’abraço.
Agora estou à espera dos vossos relatos, Cada relato vale uma mine na proxima tertulia.
Aquele valent’abraço
Rui Alves
Olá a todos, cá estou eu vivinha da silva para vos fazer um relato do rali da Guarda.Em 1º lugar parabéns aos vencedores!!! Á equipa do Ferodo um grande FRA esta foi merecida!!
É aqui que me surge de imediato uma questão:
Mais uma vez é um não federado que ganha este rali, o que faz com que o troféu valha o que vale e portanto a verdade desportiva seja relativa ,atendendo a este pequeno grande aspecto. Bom, mas parece que existem uns iluminados que vão interditar a participação a não federados no proximo ano! Para mim confesso que é igualzinh, só vou onde posso ir e só para me divertir.Se me perguntarem se concordo com esta decisão nos ralis que fazem parte do troféu, eu digo que sim, mas agora questiono, então como vão suportar as organizações custear ralis para 15 ou 20 inscritos????Deixo aqui a questão .
Bom quanto ao nosso rali, estava a correr lindamente, quando no fim da 8ª Pec e em 1º lugar, como podem verificar pela analise das tabelas, a burra arreou com um problema de diferencial, ou será semi eixo, ou a merd….dos rolamentos??? Bom certo é que ficamos apeados em plena serra a poucos km de Vide, consulando o nosso ego afirmando ainda bem que foi aqui e não no PH. Quanto ao rali esteve como sempre bem e refiro como excepção o famoso troço em gravilha na pec 5 que tinha efectivamente algum perigo, mas como diziam alguns, cada um anda o que pode e o que sabe. Neste troço houve 2 passagens e na 2º passagem, onde eu era já espectadora, houve quem arranca-se 30” antes do tempo e assim resolvesse o problema, portanto não havendo controles nos 1ªs 500 m este foi parcialmente resolvido, embora com pouco desportivismo.
Mais uma vez não pode deixar de me ocorre aquela velha discussão dos problemas de segurança. Estes ralis tem ou não de ser em troço fechado?? Os carros tem ou não que ter todos os dispositivos de segurança?? Quanto custa??? É comportavel??, vale mais 2 ou três com segurança ou 10 ou 11 como fazemos na actualidade??
Voltando à nossa prova, após a nossa desistência, incorporamos a equipe Eurorentlei numa viagem pela serra conduzidos por Sir Queiroz que já tinha desistido na 4ª Pec , também ele muito bem classificado.Aqui confesso que após o primeiro km de andamento aumentei e muito a minha admiração pelas suas navegadoras e como eu entendi a D. Rosa…mas foi uma tarde de companheirismo e risota .
Bom agora vou voltar para a lavagem da loiça, antes que chegue a censura e não me deixe publicar o que penso.
Até ao PH e aguardo os vossos comentários
Rali da Guarda 2009
Caríssimos,
Segue uma descrição de um dia bem passado, naquele que considero ser o melhor Rali da Guarda em que participei (e estive presente nas ultimas 3 edições).
Em primeiríssimo lugar, um agradecimento à “Organização e sua Equipa” que pôs na estrada um rali com ritmo, em estradas com (algumas) dificuldades para os motoristas e navegação atenta (que obrigava a cuidados redobrados aos navegadores), coisas que ditarão sempre diferenças nas pautas, logo a começar pela diferença de equipamentos (leia-se, automóveis) presentes em compita.
Em segundo lugar, um agradecimento ao Hugo, pelo belíssimo trabalho que fez (também facilitado pela entrega atempada dos Road Books e cartas de controle), mais a mais para quem disputava apenas a sua 6ª prova, e posso-vos afiançar que a coisa não é por acaso (sim eu sei porque vou lá dentro), o Hugo está sempre calmo, não se engana nas contas e já me consegue ir transmitindo de forma consistente se estou a atrasar/adiantar (antes dos 10 metros), ou seja, está a transformar o manancial (oceânico) de informação da ENSbQ (Escola de Navegadores de Sacavém by Queiroz) em conhecimento prático, com natural reflexo nas classificações (já tinha tido a oportunidade de verificar isto mesmo no Rainha Santa e nas Astúrias).
Tal como o nosso DD previra, temos homem.
Em terceiro (todos empatados) aos companheiros e amigos que em regularidade connosco privaram este fim-de-semana, com natural destaque para a tripla vencedora, Pedro Jerónimo/Carlos Hipólito/Porsche 911 2.7RS 1973 (um dia quando eu for grande, se Deus quiser, hei-de ter uma “carripana” destas) e a todos os que a seguir se classificaram (ou não, né Ti Queiroz?!) e mais a todos os vencedores & vencidos, segundos e terceiros de todas as classes, grupos, teams… e os quartos, quintos, sextos, sétimos and so on.
A nossa prova propriamente dita.
A prova foi (muito bem) “recebida” pelo equipamento de que dispúnhamos, sem dúvida um carro muito eficaz para os RR (se alguém quiser, tenho um 1.6 de 1982 para vender por 3.999,99€, passe a publicidade, tss tss), tendo começado pela ligação Lisboa - Guarda com partida às 19:00h de Lisboa, com CHP na Azambuja às 19:30 (para apanhar o pendura) e CHC na Guarda pelas 22:00h; já devidamente “lanchados” pelo caminho com sopa e uma bela de uma sandes de panado (que no sábado de manhã ainda andava pelo estômago a nadar de costas).
Entretanto chegados à Guarda verificámos directo e em “team work”, eu fui aferir enquanto o Hugo foi tratar das contas (um escritório fica sempre melhor arrumadinho de véspera).
No sábado lá fomos nós para o troço (mais) emblemático deste rali, desta vez disputado de dia. Fiquei algo surpreendido pela classificação nesta 1ª PEC (2º da geral com 1 ponto), uma vez que o Terra trip dava-nos algumas (pequenas) diferenças, pelo que tínhamos de andar a compensar e na 2ª PEC à conta disso mesmo (e alguma distracção com a ultima figura que custou 4 pts) fizemos 6 pts no total.
Zuca truca, vai a manhã correndo ao ritmo de põe CAL, tira CAL, e as diferenças ora vai ó p’ra lá ora agora é ó p’ra cá, às páginas tantas (fartos de inventar, maçariquice é o que é) optámos por fazer a prova com o CAL da aferição menos 1 ponto, o que nos obrigava às benditas compensações, mas pronto, lá fomos indo até ao almoço onde estávamos em 4ºs da Geral e à frente do Troféu Golf GTi.
(cont.)
(Cont.)
Ainda de manhã, tirando aquela “descidita” com o piso ainda molhado e com “nhanha” em que o “macho” ganhava alma própria quando se travava (ou não?!) a coisa só apimentou nas PECs de Manteigas, onde de tudo nos aconteceu, desde cruzarmos com ciclistas, motoqueiros BMW Ingleses (teimosos com’um c@b#ão, não saíam da frente por nenhum, arre) camionetas a descer, autocarros a subir, Daweoo Matiz amarelo do tipo 7pts (de tarde), rebanhos pela estrada, Espanhóis de VW Golf de olhos (muito) abertos do tipo SUPER OSCAR e ainda, na parte da manhã, parar em plena PEC para dar o meu precioso “bidão” de óleo ao Zé Grosso; já de tarde uma Pick Up 4x2 (deviam andar na palhaçada) no celebrizado troço do “areão”, fez-nos atrasar 200mts até que lá se “encolheu” e nos deu passagem; um pouco de tudo nos foi acontecendo, mas como diz o povo, “ao menino e borracho, põe Deus a mão por baixo” (eu e o Hugo somos meninos, logo vantagem dobrada, pois claro), tivemos a recompensa/reflexo na pauta final do Rali.
Ainda acerca da primeira passagem pelo troço do “areão/tuvenan/gravilha”, onde penalizámos 29 segundos (como anteriormente o Carlos Ramos referiu e agradeço-lhe desde já o elogio, mas olhe que isso de um conduzir melhor que o outro não é assim que funciona), isso deveu-se mais a erro de contagem do aparelho que propriamente à suposta perigosidade da PEC e passo a (tentar) explicar: quando arrancámos para aquela rampa de uns 15% de declive em cima daquele paralelo “cabeçudo”, o Golf não tinha “grip” nenhum e o “pêndulo” puxava lá para trás levantando a frente, ficando o carro a patinar armado em parvo, e eu numa de anjinho (mea culpa) lá fui com a sonda da caixa (nas Astúrias a roda de trás passava a vida “no ar”, martelando todas as distâncias, daí a opção por esta sonda), pelo que o erro já estava feito; com o patinar constante das rodas fomos ficando cada vez mais atrasados, mesmo compensando com um adiantamento de 50 mts (precisava de 200?!);
Pelo que na segunda passagem pelo mesmo troço, passei para a sonda da roda (as curvas eram tão lentas que ela não saía do chão) e “voilá”, 8 segundos (7+0+1=8) no troço e a segunda melhor marca do pelotão (a primeira foi 5 segundos divididos pelo estratosfericos Grosso em BMW e o Cipriano no Audi Quattro) mesmo com o empecilho de uma Pick Up autóctone, o que para um carro de ir à missa não me parece mauzinho de todo.
Acresce que arrancámos sempre à nossa hora…
O resto foi numa de passeio até à Guarda e tive pena de ter sido anulada a PEC 17 que nos correu muito bem, tendo “adivinhado” a figura do Cemitério, em que não fomos surpreendidos pelo controle final… mas não contou.
No final de contas, 4º lugar da geral, 2º do Grupo H e primeiro da classe H11, primeiro do Troféu Golf GTi e primeiro do Team EURORENTLEI (eu que costumo ser o 5ª ajuda), não foi nada mau, mesmo nada… penso eu de que… para além de ter sido mais um passo importante para o entrosamento e definição de tarefas dentro da “lata”, nesta nossa aprendizagem destas coisas das regularidades.
E agora vamos lá ao RPH na recentemente recuperada Giulia Super, esperando não ir nadar fora de pé…
Bjs e abraços
JF
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