Era fácil verificar que quase 80% dos participantes ostentavam nos seus bólides o autocolante do barrete do Ferodo Queimado ( Associação Desportiva, Cultural e Recreativa perfeitamente legalizada e sem fins lucrativos ) o que demonstra mais uma vez quão significativa era para nós e para a esmagadora maioria destas equipas a participação dos Clássicos no Rallye de Portugal tanto no Revival do ano passado como agora.
E como somos "classicistas", para muita gente isto é sinónimo de “velharia”, os números de porta distribuídos aos concorrentes eram a condizer, ou seja, eram autocolantes de 2009!!!
É giro, é bem, é chique, sabe-se lá, se calhar é moda, ou seria engano na tipografia???
Claro que não pomos sequer a hipótese de terem ido buscar umas sobras á cave! Mas vendo o lado positivo assim até deu um ar mais “retro” à coisa: Carros “velhos”, autocolantes velhos!!!
Por acaso os carruchos até nem estavam assim tão velhos porque os tempos conseguidos por alguns destes pilotos foram inferiores aos feitos por umas dezenas de equipas do WRC!
Pesando ainda a total falta de informação ao público sobre esta “animação à parte” dos Clássicos, houve competição à séria entre os participantes, com mangas de 3 voltas e 3 equipas separadas na partida por 15 segundos, onde seriam apurados os 4 melhores para uma final.
Assim assistimos a um espectáculo interessantíssimo e, felizmente, assitido por alguns milhares de pessoas, daquelas que vão cedo para apanhar a fila da frente que no final das contas tiveram sorte, porque viram os “clássicos” embora não soubessem desse programa, conforme fomos auscultando algusn dos mais entusiasmados.
Aliás foi interessante ouvirem-se referir nomes dos antigos Rallyes TAP e Portugal como António Borges, Mário Silva, Rui Bevillaqua entre outros que ali estavam de corpo e alma e que não quiseram deixar de estar presentes fazendo o gostinho ao dedo em clássicos.
Mudam-se os tempos mudam-se as vontades e não foram eles a discutir os lugares cimeiros esses entregues aos Tertulianos Américo Antunes ( Renault 5 Turbo Cevennes/MotoTorres ) 1º classificado, Gonçalo Figueiroa ( Ford Escort Mk2 1600 Sport/Molgás ) 2 º classificado e José Grosso ( Ford Escort RS 2,0 Mk1/Eurorentlei ) acabou por não alinhar na final por avaria.
De salientar a escolha desta moldura dos Jerónimos fazendo regressar ao fim de 36 anos a Lisboa e ao seu publico esta competição à qual sempre acorreram milhares de fãs!
Acabada a festa dos carros e dada a proximidade de um dos santuários da Sagres, várias mãos cheias de Tertulianos do Ferodo Queimado rumaram ao Bife não sem terem a importante companhia, à parte e sem darem confiança claro, de alguns dos organizadores do Rallye assistindo pelo canto do olho e com ar amargamente superior ao nosso alegre convívio, provavelmente esquecendo que somos exactamente nós, uma parte muito importante dos clássicos em Portugal e que deveria ser mais respeitada e mais bem tratada.
É verdade! Falta dizer que, como é habitual nos nossos alegres encontros, ninguém se embebedou, porque o nosso lema é:
“UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA!” ( frase de João Vaz de Carvalho e Mello )
Por uma questão de coerência ética, obviamente carregada de protesto, fazemos "lockout" ao WRC e à publicação de imagens do Rallye de Portugal de 2011 tal qual os organizadores ignoraram os “animadores” Clássicos do Rallye de Portugal de “2009”!
No entanto, se alguém nos enviar fotografias dos participantes do OPEN, teremos o maior gosto em as publicar pois esta competição nada tem a ver com o resto e também porque temos diversos Tertulianos a participar entre os quais o campioníssimo Luis Mota detentor de muitos trofeus "Mines Douradas"!
À atenção de todas as “Excelências” deste país que cada vez mais caminha para uma revolução necessária mas não só ao nível político!!!
Parabéns aos participantes e ficam aqui as classificações, as nossas 241 fotografias dos Clássicos e do ambiente de alegria que se vivia entre os Tertulianos!
CLASSIFICAÇÕES
(clicar na imagem para aumentar)
1 comentário:
Realmente foi uma vergonha, viam-se navegadores dos clássicos, durante o reconhecimento a pé a parar na tasca da Sagres, e durante a prova era mãos de fora do carro, até um barrete eu vi fora de um dos carros e mais grave, estava com ar de quem se estava a divertir em evento tão formal ;o)
Enviar um comentário