Tertúlia do Ferodo Queimado

visitantes

contactos

Site ¦ email ¦ Facebook ¦ Links ¦ WM
Tertúlia do Ferodo Queimado ® Veículos clássicos ¦ desportivos ¦ ralis ¦ velocidade ¦  moto4 ¦ TT

Até que enfim, Paulo Marques/João Martins!!!

Há muito que esta dupla composta pelo Camelo Paulo Marques e pelo seu inseparável navegador João Martins andavam a roçar os lugares cimeiros mas sem nunca terem conseguido o 1º lugar como aconteceu nesta edição do Terras do Norte Boticas 2011.

Foi desta e com todo o mérito.

Parabéns!!!

Mas melhor que nós para contar a história deste prova que o próprio Camelo.

Publicamos a classificação final e algumas fotos do site da Câmara Municipal de Boticas.


Amigos do Ferodo Queimado,

Obrigado a todos, que por aqui e por outros meios me têm felicitado, é porreiro ganhar de facto e vocês são de facto uma das boas razões para praticar esta modalidade! Se isto fosse o facebook carregava já no “gosto memo memo memo disto”.

Desta vez é que foi. E se a quantidade não foi muita, a qualidade da concorrência foi de maneira a não se poder fechar a pestana por um minuto que fosse.

A maior dificuldade deste rally, por contraditório que possa parecer, foi a sua simplicidade. Não era um rally de grandes dificuldades de estrada, as médias eram relativamente acessíveis, não havia rasteiras muito elaboradas. Nem é o nosso tipo de rally favorito, que gostamos e nos sentimos mais vontade nos mais espigadotes, a la Reigne Sainte, par example. Enfim, se alguma vez se pudesse dizer de um rally de regularidade que não é difícil, este era o caso. No entanto era “não difícil” para todos, ou seja, há muita gente a fazer muito bem, e o mínimo deslize pagava-se muito caro em termos de classificação geral. Três ou 4 segundos de penalização num controlo eram quase uma catástrofe, e podiam mexer 3 ou 4 lugares na geral, tão renhidas foram as coisas, como se viria a demonstrar. À excepção dos controlos 4 e 5 (onde algo estava de errado porque toda a gente “comeu” de uma forma esquisita), zeros, uns e um ocasional dois eram a regra.

Desta vez os “ses” foi coisa que não nos aconteceu, logo desde antes do inicio do rally. Corremos um risco e fizemos uma aposta, que pode ter sido decisiva. Como sempre, formos ao troço de calibração sem grandes preocupações de precisão. Quatro ou cinco metros de erro à segunda passagem, e para nós está bom (recordo que a nossa aparelhagem se resume a um básico terratrip, um zingarelho e um relógio, por isso a preocupação ao milímetro é uma coisa que nos passa um bocado ao lado). Marcamos o valor de calibração, e está feito. Em todos os rallies fazemos isso e depois logo damos uns toques na primeira PEC de prova para ajustar a coisa. Neste rally tive uma epifania e antes mesmo de começar a prova decidi alterar o valor de calibração. O risco compensou e na primeira PEC bateu tudo certinho. De tal modo que não se mexeu mais até ao fim do rally. Os nossos rallies costumam ser sempre de trás para a frente, e desta vez começámos da frente, praticamente. E gostei, de mudar um pouco o desafio dentro do carro: Em vez de o desafio ser reduzir a distancia para os que vão à frente, desta vez foi a de manter/ aumentar a distancia para os que vêm atrás. Não foi nada fácil. À hora de almoço estava tudo encavalitado na classificação, salvo erro tínhamos 8 segundos de vantagem sobre o Jorge Dinis, que tinha à perna, todos separados por cabelos, o Sinel, Rui Pereira e as meninas que fechavam o top 5 a apenas 5 segundos do segundo. No final da tarde, e embora tivesse corrido tudo normal dentro do carro, ou seja benzinho, a vantagem tinha diminuído para apenas 3 segundos sobre o Sinel. Foi benzinho no nosso carro, mas nos outros foi ainda melhor. A expectativa era grande, a noite correu-nos bem, mas com uma diferença tão curta, com toda a gente a fazer tão bem, com os controlos a serem feitos “à unha” e por isso haver a possibilidade de erro humano no picanço, tudo podia ainda acontecer. Foi com estes resultados que fomos para o jantar, e já durante o mesmo o J. Mexia vem informar e dar os parabéns pela vitória, que acabou por ser com vantagem de 5 míseros segundos sobre os afinadíssimos Sinel/Miguel… Mas que custaram a conquistar. As meninas concluíram o pódio a … 1 egundo. O Jorge Dinis/Tiago em 4º, 5 segundos atrás, e o João Mexia, que ( e isto para ilustrar o quão renhida é esta prova) praticamente “limpou” a tarde e a noite e apenas conseguiu recuperar 9 dos 29 segundos que tinha de atraso à hora de almoço e acabou em 5º.

A vitória nas super especiais foi a cereja no topo do bolo. Em Montalegre divertimo-nos quem nem uns perdidos dentro do BMW, e acho que mesmo assim um certo porsche preto bifuel andava a fazer “só” mais 5 segundos por volta do que nós…

Palavras especiais para os team mates João/Ivo, no top 6, Rui Pereira/Filipe Menezes, que deixaram de estar na luta pela vitória já durante a noite, numa daquelas distracções que especialmente neste rally são fatais, e para o Luis Pereira / ECA, que ficaram apeados a seguir ao almoço quando tinham tudo para subir na classificação. Não fossem estes desideratos, e o team Ferodo Queimado/Automotriz estaria a discutir o caneco da vitória por equipas. Palavras também para o Alvaro/Rui Tavares - já têm zingarelho no 1200 e notou-se logo. E estejam atentos às próximas provas do Bruno, dos Ruis, do Miguel… e de mais alguns. Chegaram há relativamente pouco tempo, mas estão desertinhos e têm “unhas” para começar a

chatear a malta lá mais à frente…

Parece que vou ter de abrir a estrada no 24 horas. Dizem que há muita pressão por ir a abrir a estrada. Em relação a isso, não estou minimamente pressionado. A honra de ter o nº 1 nas portas num rally do quilate das 24H é muito maior do que a pressão, e é um incentivo ainda maior para manter a concentração em alta. É que, agora que sei que gosto e que me diverte andar à frente, o medo é uma cena que a mim não me assiste…

Um abraço
Paulo Marques

Postado por Tertúlia do Ferodo Queimado às 9/20/2011 02:19:00 da manhã
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

3 comentários:

Zé Calazans disse...

“gosto memo memo memo disto”

20/09/11, 21:31
João Vaz disse...

Parabéns grandes amigos, sem espinhas, mesmo melhor só se trocasses essa maquinaria bolchevique por um animal de milano.
Quanto á cereja já começa a ser um habito, não surpreende!!!
Assim se confirma mais uma vez q aparelhagem especifica só tem vantagem em rallyes feitos por medida para elas.

Agora venha o proximo, dá-lhe carvão!!!

20/09/11, 22:49
AG disse...

Muito bom!! Parabéns grandes camelos!! Bela prova, belo texto... ao ler parece que estamos a assistir. Voces transpiram emoção!!

20/09/11, 22:54

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Junta-te a nós! Clica na imagem

Seguros Auto

Seguros Auto
Clique na imagem para pedir orçamento para Seguros de Clássicos, Pré-Clássicos,  TT, etc  Preços mais baixos através deste protocolo exclusivo para sócios do Ferodo Queimado. Para saber o seu numero de sócio queira contactar-nos para o nosso email:
ferodoqueimado@gmail.com.
Para outros assuntos contactar Tiago Felix p/email
(tiago.felix@vitorinos.pt)  ou p/ telefone (262 921 060).

nov 2013

nov 2013

nov 2013

nov 2013

www sport





Parceiros...




 
 



 




 
    

 
 



 

Peças e...

Free Shipping on auto accessories at AutoAnything

Estatísticas

Locations of visitors to this page

Direitos

Não são permitidas copias dos conteúdos, imagens ou outros dados divulgados neste BLOG, sem prévia autorização da Associação Ferodo Queimado.

Pages

Agenda

próxima Tertúlia

próxima Tertúlia
07nov13

Combustiveis

Arquivo

Live Traffic

Pages

Ferodo Queimado ® é uma marca registada. Tema Viagens. Imagens de temas por Kativ. Com tecnologia do Blogger.