
Pelo caminho, os do Sul largaram logo o Camelo Mor aka Chefinho, que coitadinho levou um carro do VBC que obviamente lhe deu p'ras mãos aquele que mais precisava de oficina!!
Claro que a vingança é um prato que se serve fresquinho e tanto kit de unhas e tanto apelido de Rudolfo tinham que acabar nisto... Rui Alves fica a fazer a digestão do almoço em Leiria acompanhado das pragas que o Xanito Vitorino lhe rogou quando o vou entrar pela oficina dentro a precisar de uma embraiagem e de um motor de arranque. Com é óbvio... um camelo NUNCA fica empanado em Leiria!!! Aguenta Feliciano!
Da prova (leia-se, da festa), a véspera e há muito "trabalhinho" a
fazer antes dos "efectivamentes"...
Bravos tertulianos cheios de vontade de se divertir e dar mais cor ao fim de ano da Figueira, responderam pela enésima vez "presente" ao convite formulado pelo CAAFF e bazaram de sul e de norte rumo ao centro porque no centro é que esta(va) a virtude... Estava porque tal como no calendário, também aqui existe a Figueira AF (antes do Ferodo) e a Figueira DF (depois do Ferodo) e a Figueira DF vai já ter o seu santo para comemorar: São Rui Camelo, canonizado no Hotel Mercure enquanto se esperava pela janta!
1º - quanto tempo resiste um bando de tertulianos dentro de um restaurante antes de lhes ser colocado um Dislike ?
2º em quanto tempo é que um bando de meliantes marca Ferodo conseguem produzir um KIT50+, para ajudar o ca-a-melo Quim a atravessar a dureza da idade do papagaio: os 50 anos!
A primeira prova foi superada com algumas penalizações e a segunda foi uma limpeza! Tudo, desde uma amiga contorcionista contratada para o efeito, uns manuais de boas práticas, uns agasalhos a prever o frio e
uns temperos para a vertente gastronómica, foram previamente "tratados" de forma a entrarem no recipiCIente escolhido para o efeito: um caixote que teve de ser embrulhado em toalhas de papel por não haver rolo de papel suficientemente grande para o efeito...
Voltando à prova...
depois de uma primeira noite DURA de roer onde teve que ser devolvida à procedência uma abóbora (conseguimos trazer os calendários) e depois de semeada a cor laranja pelas ruas e mesas de esplanada da Figueira toca a dormir umas (poucas) horas que daqui a bocado é hora de prova!
depois de uma primeira noite DURA de roer onde teve que ser devolvida à procedência uma abóbora (conseguimos trazer os calendários) e depois de semeada a cor laranja pelas ruas e mesas de esplanada da Figueira toca a dormir umas (poucas) horas que daqui a bocado é hora de prova!
Pequeno almoço farto e tudo segue ordeiramente ainda cheios de remela ao local da concentração e briefing - Hotel Mercure, aquele belo Hotel da Figueira da Foz que já se habituou ao facto de que este pessoal dos carros é mesmo assim...
As partidas vão sendo dadas pelas mãos do Abílio e do Castanheira ladeados pelo senhor Presidente da Câmara da Figueira e os cerca de 70 carros saíram para se perderem logo a seguir a caminho das travessas até à farmácia... A prova tinha-se iniciado...
Parte da manhã sem incidentes, prova a seguir fluente, uma péssima assistência de Mines pro ano temos que contratar outro aguadeiro (porque estamos em crer que o deste ano consumiu tudo sozinho), e ups... Ca-a-melo empanado semtravões... esta foi a desculpa oficial para a paragem a meio da prova e logo pararam 4 carros para ajudar que nãoconseguiram encontrar defeito nenhum nos travões. Que raio! Sempre a arranjarem desculpas e a atrasarem a malta!
Tertuliano Zé Alves, esse sim, com problemas na máquina!!! Regularidade, esquece! o melhor que conseguiu foi passar em 3 controlos de média a queimar (nem se revela a queimadela!!!). Será que ia atrás das mines perdidas?? É bem possível... Achamos que ele queria passar os cerca de 55 carros que saíram antes dele e passar nos controlos todos em primeiro! Sim... ser divertido é uma cena regular nele portanto pontuou pela regularidade...
Almoço EXCELENTE!
Comidinha caseira mesmo a saber a almocinho da avó e tempo para (tentativas de...) piões... Ó Borges da Costa ... P'Amor da Santa !!!! Coitadinha da Ritinha!!!
Comidinha caseira mesmo a saber a almocinho da avó e tempo para (tentativas de...) piões... Ó Borges da Costa ... P'Amor da Santa !!!! Coitadinha da Ritinha!!!
Parte da tarde com prova a terminar cerca das 17h30 no FozPlaza com mais uma prova. Desta vez a testar a destreza... a contagem de uns televisores que se pensam inexistentes e uma prova estranha que envolvia um triângulo e um colete reflector... Esta prova brilhantemente ganha pelo ca-a-melo que fez o tempo record de 10 segundos! Desde o fim de ano 2010-2011 o Quim tem andado a treinar! Não sabemos se era a vestir ou despir o triângulo... mas com o tempo que ele fez devia ser o tempo mínimo a despir (o triângulo)...
Segue-se a deita dos popos que foram dormir sossegadinhos enquanto os seus tripulantes se dedicaram à causa do veste e despe para a festança do fim de ano e enquanto na Figueira se preparam para entrar para o
Guinnees Book of Records com mais de um milhar de foguetes acesos à meia noite de 31 de Dezembro, entre os elementos da Tertúlia do Ferodo Queimado discute-se a melhor forma de bater um record de Tertúlia, na prova de perícia do dia seguinte...
Guinnees Book of Records com mais de um milhar de foguetes acesos à meia noite de 31 de Dezembro, entre os elementos da Tertúlia do Ferodo Queimado discute-se a melhor forma de bater um record de Tertúlia, na prova de perícia do dia seguinte...
Grupo reunido para jantar de fim de ano no local do costume e festa a bombar até às tantas! Meia noite passada entre familiares e amigos (não se imaginaria melhor condição para passar o ano) com os votos habituais de saúde e boa disposição (já nem se fala em dinheiro que tertuliano que se preze só gosta daquilo que gosta de nós e como o metal precioso não que nada connosco...).
Tertulianos e outros amantes dos carros clássicos misturam-se com os milhares de ocupantes das avenidas da Figueira da Foz numa noite algo fria onde a única chuva que se deu conta, caiu ao bater das 12 badaladas da meia noite e com sabor a champanhe, o que foi bom! Figueira segura com polícias espalhados por tudo quanto era sitio e onde se via um policia via-se um tertuliano do Ferodo Queimado à conversa... mas que hábito!!
Onde há um tertuliano há 3 polícias... fenómeno estranho não fosse o ar divertido das forças da autoridade...
Onde há um tertuliano há 3 polícias... fenómeno estranho não fosse o ar divertido das forças da autoridade...
Uma da manhã e começa a berdadeira festança!!! O meio século do ca-a-melo Quim, que na emoção da comemoração cortou o pescoço à desgraçada da contorcionista que passou horas dentro caixote à espera que ele o abrisse para sair de lá em grande estilo! Em vez disso saiu lesionada e desmaiada ... e de boca aberta! Não contente com isso, lambeu tanto o bolo que a lingerie feita em massapão passou de vermelha a cor-de-rosa ficando ele com ar de Batatoon!!!!
A quadrilha Quim Serrão/Rui Alves/Tiago Nunes/Zé Calazans garantiram ao António Castanheira o papel de carro vassoura que teve que nos por na rua lá para as 4 da manhã quando ninguém já queria arredar pé dali
senão de manhã.
senão de manhã.
Bem... nada a fazer... senão uma bela serenata à porta do Ibis para encerrar a noite com Buraka Som Sistema em estilo self made Tiago versus Patrícia. Da entrada até ao bar, demorou-se só tempo q.b. até ser atirada água, de uma janela de alguém (que nem se entende bem porquê), queria dormir.
Próxima paragem, Bar do Ibis, resistentes a ficar até de manhã e vencidos a aproveitar o elevador para ir ao quarto tirar os sapatos e cair para o lado para tentar dormir 2 horitas ou 3 antes de ir buscar a máquina que dia 1 ainda é dia de prova!
Desnoitados a descer passadas umas horitas com ar de zombies para irem direitinhos à garagem para levantar os carrinhos e os perfilarem em parque para a prova das 14h00.
Perícia de clássicos, prova ela própria já um clássico da passagem de ano da Figueira.
Centenas senão milhares de espectadores em tudo o que era ponto de onde se visse o percurso e record batido pela Tertúlia do Ferodo Queimado!
13 eram eles, 13 tripulantes no Volvo conduzido pelo Zé Alves, entra em circuito para fazer a perícia e conseguiu sem derrubar um único pino e sempre à primeira! Prova superada! Ainda cabiam mais uns quantos
mas isso fica para outra altura...
mas isso fica para outra altura...
Este ano de 2012 abriu-se com uma boa prova, um bom convívio e muita partilha e alegria para a qual todos participaram: o CAAFF pela brilhante e sempre solícita organização, os participantes que aderiram, o público contente e a Tertúlia do Ferodo Queimado que quanto mais pensa mais criativa se torna e mais se reinventa!
Estão todos de parabéns!
As classificações não interessam muito mas para os mais competitivos aqui ficam os 5 primeiros ... Pódio da Geral pintado de laranja!
1º - João Botequilha / Magda Ferreira - Opel Kadett Coupé2º - Sinel Martins/Paula Ferreira - Datsun 1200
3º - Rui Alves / Nelson Alexandre - Datsun 12004º - Miguel Fernandes / Margarida Neto - Toyota Corolla 1200
5º - António Paulo Magalhães / António Alexandre Magalhães - VW Golf GTICompilação fotográfica:
Créditos de autoria: Portal dos Clássicos / Rogério Amorim / João Paulo
Martinho / Cajó Mendes / Tiago Nunes / Ana Grão
Próxima Tertúlia : dia 12 de Janeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário