
Esse facto não foi suficiente para que José Grosso desse uma lição de regularidade no kartódromo do Bombarral onde conduziu o seu BMW 2002 com mãozinhas (e pézinhos) de campeão, sendo o menos penalizado.
A Etapa acabou na Figueira da Foz onde se seguiu um jantarinho simpático com tempo para ainda beber um copo e trocar os habituais "cromos" do dia e onde os popós adormeceram na marginal em parque fechado embalados pelo bater das ondas do mar da Figueira e o soninho guardado por uns simpáticos agentes da PSP enquanto os seus tripulantes retemperavam energias nos não menos simpáticos hotéis daquela bela cidade. É sempre aquela forma agradável de receber que só a Figueira da Foz tem!
Entretanto o primeiro dia foi fundamental para reagrupar a partida para o segundo dia de prova e temos os nossos amigos a sair bem posicionados ao dia de hoje. Parece que as hostilidades vão começar a sério!
Registaram-se já algumas baixas, com um ou outro carro a ficar pelas assistências com problemas mecânicos o que sendo normal neste tipo de prova veio aligeirar a lista de participantes. Este é um Rally duro e desejamos a todos paciência, sorte e que se divirtam muito!!!!
Foram as seguintes as classificações do dia de ontem:
Final da 1ª Etapa
1º Grosso/Sismeiro (BWM 2002), 5,3 pontos;
2º Lareppe/Lambert (Opel Kadett GTE/, 10,5;
3º Pereira/Albino (Renault 5 Turbo), 12,1;
4º Sinel Martins/Fernandes (BMW 2002), 14,7;
5º Bevilacqua/Berardo (Datsun 1600 SSS), 14,8;
6º Nunes/Marques (Alfa Romeo 2000 GTV), 15,5;
7º Villalba/Andreu (Porsche 911), 15,6;
8º Fernandez/Foj (Porsche 911 SC), 16,0;
9º Leitão/Machado (Porsche 911), 17,6;
10º Antunes/Botequilha (Audi Quattro), 18,2.
4 comentários:
Este relato não é dirigido aos impacientes!!
Se eu fosse jornalista e tivesse que escolher um título para a minha revista começaria assim:
O MELHOR RALLYE DO MUNDO
Foi sem dúvida um grande Rallye:
Road book bem desenhado, muito bem medido, percursos míticos, hotéis 5 estrelas, comida do melhor, logística intocável e cronometragem eficaz e em razoável tempo útil.
Por tudo isso a organização está de parabéns !!!
Agora o nosso rally:
Como todos sabem o meu piloto sofreu um acidente onde resultou fractura de ambos os punhos em Janeiro deste ano.
Decidir que íamos ao rally a meio de um processo de recuperação é sempre uma decisão difícil, mas …ele decidiu e eu resolvi apoiar.
Assim em Junho resolvemos aproveitar a promoção a preço baixo e com o apoio da organização fizemos a inscrição condicionada ao resultado cirúrgico a que um dos punhos iria ser submetido a 5 de Julho.
Cirurgia feita e inicio da recuperação, o rapaz lá colocou a mão direita a trabalhar e no dia 4 de Outubro o médico autorizou que a fisioterapia continua-se dentro do carro, a partir do dia 10.
Nós somos veteranos no RPH, por isso sabíamos bem o que nos esperava devido à dureza da prova, que este ano iria ser agravada pelas condições climatéricas e por mais 500 km de percurso.
Muito apreensiva lá me sentei ao lado mas confesso que só pensava como iria ele fazer a Coja, Souto da Ruiva e a dureza do Préstimo.
Não começamos da melhor maneia, uma vez que a ligação para Alcabideche foi muito curta e devido a um acidente penalizamos logo na entrada do troço.
Aí, entramos logo a matar e ultrapassamos 4 carros até nos colocarmos no nosso tempo. Passado o Stress lá seguimos até ao final sem grandes problemas. Final do dia 20º lugar da geral.
Segundo dia, muitos problemas com a aferição, muita desconcentração, muitos gritos dentro do carro , muitas experiencias com o Blunik que estávamos a conhecer e no final muitos pontos.
Terceiro dia, partimos em 8º ou 9º, sem problemas e a meio do percurso de ligação ouvimos um barulho enorme dentro do carro, paramos no inicio do troço. Diagnostico: partiu-se um parafuso do alternador e a bateria não carregava))
Tínhamos 3 minutos para resolver o assunto! Arames, alicate e muita força de braços do meu piloto e lá amarramos o alternador. Partimos a queimar e lá fomos andando de pec em pec apertando os arames.
Á entrada de Lamego paramos na assistência e foi retirado o alternador, colocado o parafuso. Resultado: entrada atrasados 73 segundos na pec de Lamego. Quanto aos braços nunca mais nos lembramos que tinham sido operados em Julho.
Na entrada do parque fechado ouviu-se novamente um barulho e eu não queria acreditar:
O parafuso partiu novamente!!!
Almoçamos muito apreensivos, afinal teríamos que parar novamente para reparar a avaria.
Estratégia:
-Fazer a especial de Lamego e depois tentar recuperar na ligação.
Assim foi.
Mudar o parafuso, partimos rapidamente para a pec sem penalizar. Objectivo alcançado!
Bom, este foi a nossa vida de pec em pec, até que aparecesse bateria compatível para irmos trocando. Mas a noite é madrasta e não perdoa, teríamos que acender as luzes. Resolvemos que não o faríamos. Ligamos ao nosso amigo Pedro Mendes Alves que esperava por nós no fim dos troços e fizemos todas as ligações sem luz colado á sua traseira. Nunca pensei que fosse tão bom andar na traseira de alguém ahaha.
Á entrada do Golfe Montebelo lá estava a dita bateria.
Tínhamos três minutos e foi o que fizemos trocar, sem fixar e entramos nos 30 segundos de tolerância.
Partimos para a noite sem alternador, com uma bateria e com um carregador, mas esquecemos a gasolina ou seja nunca fomos á bomba, gastamos o jarrito de reserva e esquecemos a noite.
Iniciamos o primeiro troço da noite com muito pouca luz nem sei se aquilo eram médios. Não víamos nada fora e dentro do carro, resultado perdidela logo na primeira nota (500metros), iniciamos a recuperação mas sem luz nada a fazer. Objectivo seguir os outros até ao final do troço.
Eu pensava:
-Coragem Susana, tu és uma mulher de fé, Deus não te vai deixar aqui toda a noite no meio do mato. Tens um grande carro, um grande piloto e muitos amigos, alguém virá á tua procura.
Não foi preciso, chegamos ao fim com 380 pontos de penalização que eu pensava que seriam muito mais.
Mais duas pec para cumprir e encadeadas sem espaço para reparações ou outra coisa qualquer.
O piloto:
-Não temos bateria e agora não temos gasolina, faltam 2 troços 14 km!
Temos duas hipóteses, entrar no troço e ir devagar penalizando até ao fim, ou tentar fazer bem e ficar no troço.
Susana:
-Vamos entrar e tentar sair, sem gastar muito combustível e bateria.
Entramos e saímos dos dois troços, penalizando mas muito contentes, estávamos na ligação.
Seguir para a próxima bomba de gasolina que era a 8 km, chegamos, paramos em frente da bomba e o carro sucumbiu!
Xeda-se! Que sorte!!
Seguimos para a assistência e problema resolvido.
O Quarto dia, iniciamos cheios de confiança!
O dia correu muito bem, como em tempos áureos recuperamos muito e fizemos um dia brilhante, cheio de 2, 3, 4 e 5º lugar. Estávamos a andar ao nível dos campeões, só que os estragos eram muitos.
Chegamos ao fim contentes por acabarmos, mas com a sensação de que poderíamos ter feito muito melhor!
Acabar era o primeiro objectivo, o top ten era o segundo.
Para o ano penso que lá estaremos de novo no entanto ainda existe o assunto das penalizações de estrada por resolver uma vez que a partir da pec 27 elas não estão contempladas como já me tinha parecido.
Ontem procedi a soma das 50 pec individualmente nos primeiros 15 classificados, não estão mesmo somadas pelo que as classificações terão obrigatoriamente que ser alteradas.
Fico aguardar o relato dos outros concorrentes, porque afinal o tempo foi tão pouco para a conversa que só aqui nos poderemos encontrar.
Bj e até sempre
Grande Susana!! Grande Paulo!! grande equipa! :)
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