Cumpriu-se a VII edição do Portugal Históricos. Edição marcada pela rapidez com que passou o que nos deixou a todos um gostinho de "quero mais" e também pelo empenho das 16 participações portuguesas que tentaram a qualquer custo levar as suas máquinas até Sintra e cumprir o objetivo de terminar a prova. Dos 79 carros em prova, apenas 50 chegaram ao fim o que vem comprovar a dureza dos troços que obrigam pilotos, navegadores e máquinas a reinventarem em prova e solucionar tudo o que surja para que se possa continuar em prova!
Nisso os portugueses são campeões e a comprová-lo estão equipas como José Carvalhosa Dias/Nuno Rodrigues em Porsche 911 ou Paulo Marques/João Martins em BMW 1600 do Team Ferodo Queimado/La Ermita a quem a adversidade não conseguiu levar a melhor e foram resolvendo em prova tudo aquilo que lhes surgia com base na técnica McGuiver do arame e da abraçadeira! Sendo qualquer deles equipas multifacetadas e expeditas sistematizam a informação que recebem do carro ao longo do troço e prontamente sacam cabos e se deitam debaixo dos carros resolvendo o que surge enquanto os navegadores gritam "tens 2 minutos....!!!".
Quando o problema os ultrapassa, contam então com uma equipa de assistência que tudo fará e virará o País dos avesso para resolver algo mais complicado!
As equipas estrangeiras podem ter as melhores máquinas e as mais bem equipadas carrinhas de assistência, mas o português nunca se enrasca e um português do Ferodo Queimado ainda menos!! A rede de mais ou menos recentes amigos, nunca deixa uma equipa sem assistência seja onde for!
Por falar em assistências e em amigos, a julgar pelas fotos o Ferodo contou com uma equipa bastante profissional onde não faltaram fotografos, cozinheiros, petisqueiros, aguadeiros e todos os "eiros" que se possa pensar! Em qualquer ponto de passagem lá se viam as mines erguidas à passagem das máquinas!
Isto é o suficiente para qualquer dos pilotos do team se sentir apoiado ao longo da prova! Ingrid Andersen Moe/Ana Grão em Ford Cortina tiveram o que em português se chama um "azar dos Távoras" ao verem cair a transmissão inteirinha degolada pelas virtuosidades do troço do Marão! Este problema teve pronta solução graças à pronta intervenção da tal rede de amigos que foram incansáveis e que vieram mais uma vez provar que um team é um grupo muito mais alargado do que aparentemente parece, mas teve um desfecho não desejável devido a um daqueles erros de palmatória contra os quais nada há a fazer... Foi pena mas para o ano será melhor! Fica a experiência vivida que incluiu o contacto com pessoas incríveis que conhecemos por interposta pessoa e que foram incansáveis prontificando-se a sair de casa às 23h00 para ajudarem até às 3 da manhã e que no outro dia às 9h00 da manhã já estavam presentes para terminar o carro a tempo! Fica também a boa participação enquanto durou, um 1º lugar à geral no troço Montalto 1 e um 9º lugar à geral no troço S. Macário (registando o melhor português em prova) o que para uma equipa que nem se conhecia e cuja navegadora se estreava no Rally de Portugal, não foi nada mau... Saldo positivo! Restou à equipa feminina do Ferodo inverter as posições e integrar a troupe do piquenique de Sintra mostrando à nossa piloto norueguesa de que fibra são feitos os ferodicos! De salientar que Ingride Moe adoroupois assim pode apoiar o marido ainda em prova a partir das bermas da rampa de Sintra!!
Paulo Marques/João Martins em BMW 1600 vítimas da fragilidade de um triângulo de suspensão que resolveu entregar a alma ao criador cedo demais (no troço de Arouca), viram corroborada a afirmação de que o Ferodo deixa amigos em todo o lado, quando a ajuda lhes chega pelas mãos do senhor Fernando, residente em Arouca que prontamente os auxiliou a retomar a estrada!
Rally de Portugal é isto mesmo! Para além da adrenalina da prova, as manifestações de amizade e ajuda são tantas que nos vêm confirmar que vivemos no melhor País do Mundo quer em termos de pessoas quer em termos de provas! Dos depoimentos recolhidos junto de estrangeiros que já fizeram várias provas por todo o lado a opinião é unânime ! Ninguém organiza provas como nós e ninguém é tão social e se prontifica de forma tão desinteressada para ajudar como os portugueses!
Para além de tudo ainda tivemos a grande alegria de ver a equipa José Carvalhosa Dias/Nuno Rodrigues em Porsche 911 conquistar o 1º Lugar Clássicos e 1º Lugar Classe C2 e um 15º à geral! Muito bom!!
Muito boa também a prestação da outra equipa norueguesa do Team Ferodo Queimado/La Ermita - Ivar Aage Moe/Bjorn Lie Volkswagen Golf GTI MKI - que alcançou um meritório 29º lugar à geral depois de ter iniciado a prova no Estoril com problemas elétricos e de Terratrip que foram resolvendo ao longo do desenrolar da prova.
Os testemunhos depois da noite de Sintra davam para escrever um livro e duraram, entre um grupo de perigosos, até às 5h30 da manhã, hora em que deixámos o João Vaz triste porque achava que ainda era muito cedo para abandonar o relvado...
Ficam as fotos e vamos lá acrescentando mais alguns álbuns conforme forem chegando!
1 comentário:
gostei do espírito demonstrado no ferodo queimado,um abraço amigo
jose anibal
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